• Basquete movimenta Assis nesta quinta e sexta-feira pela Copa Estado de SP
  • Novo curso gratuito em Tarumã prepara profissionais para manutenção de ar-condicionado
  • Polícia Rodoviária prende traficante e contrabandista em menos de 24h na Raposo Tavares
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:37h • 19 de maio de 2025

Senado Italiano aprova restrições para cidadania e exclui bisnetos de italianos

Nova legislação limita pedidos a filhos e netos e dobra taxa para reconhecimento; medida afeta milhões de brasileiros descendentes de italianos

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Base Comunica | Foto: Divulgação

Brasileiros com ascendência italiana podem perder direito à cidadania
Brasileiros com ascendência italiana podem perder direito à cidadania

O Senado da Itália aprovou na sexta-feira, 17 de maio, o Decreto-Lei nº 36/2025, que altera as regras para concessão da cidadania italiana por descendência, conhecida como jus sanguinis. O texto estabelece que apenas filhos e netos de italianos poderão solicitar o reconhecimento da cidadania. Bisnetos e gerações seguintes serão excluídos, caso a lei também seja aprovada pela Câmara dos Deputados, o que deve começar a ser debatido a partir desta segunda-feira, 19 de maio.

A proposta também dobra o valor da taxa de solicitação, passando de 300 para 600 euros, o que pode dificultar ainda mais o acesso ao processo, especialmente para famílias da América Latina.

O novo texto elimina a exigência de que o ascendente tenha nascido na Itália, mas traz uma nova regra considerada restritiva: o direito só será concedido a quem comprovar que seu pai, mãe, avô ou avó tinha exclusivamente a cidadania italiana no momento do falecimento.

Impacto para brasileiros

A mudança tem impacto direto sobre o Brasil, onde mais de 30 milhões de pessoas têm origem italiana. Muitos descendem de bisavós ou trisavós, o que os tornaria inelegíveis pela nova regra.

Segundo Matheus Reis, CEO da empresa especializada em processos de cidadania io.Gringo, a decisão representa um forte retrocesso: “Ao limitar o direito à cidadania, a Itália ignora a contribuição histórica e cultural desses descendentes para a nação.”

Ele lembra que a cidadania italiana vai além de um documento, sendo o reconhecimento de uma herança que moldou gerações. Reis também alerta para o possível desrespeito ao princípio da irretroatividade da lei, já que a nova legislação afeta inclusive nascidos antes de sua publicação.
o que muda na prática

•    Via judicial: continuam válidas as ações protocoladas até 27 de março de 2025, mas podem ser impactadas por decisão da Corte Constitucional prevista para 24 de junho.
•    Via administrativa: não será mais possível dar entrada, a não ser para quem já tiver solicitado antes de 27 de março.

O governo italiano justifica que a medida tem o objetivo de valorizar um vínculo “cultural e cívico” com o país, alinhando-se a outras legislações da União Europeia. Para o vice-premiê Antonio Tajani, a intenção é restringir o benefício a quem tem uma ligação efetiva com a Itália, e não apenas burocrática.

No entanto, a repercussão entre as comunidades ítalo-descendentes foi imediata e negativa. Há o receio de que o projeto seja aprovado também na Câmara dos Deputados, o que tornará as mudanças definitivas. Diversas entidades já se mobilizam contra o decreto, que ainda pode sofrer alterações durante o trâmite parlamentar.

O que fazer agora

Para quem ainda deseja dar entrada no processo de cidadania, o prazo já se encerrou para novas solicitações. Apenas processos já protocolados seguem válidos e, ainda assim, com risco de questionamentos jurídicos.

Enquanto isso, cresce a expectativa em torno da decisão da Corte Constitucional, que poderá rever parte das medidas aprovadas pelo Senado. Especialistas recomendam que os interessados acompanhem os desdobramentos e busquem orientação especializada.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:31h • 04 de setembro de 2025

31ª Festa do Tropeiro começa hoje em Tarumã com shows, rodeio e cavalgada

Programação se estende até domingo, 7 de setembro, com atrações nacionais como Naiara Azevedo, João Neto & Frederico, Trio Parada Dura e Luan Pereira

Descrição da imagem

Educação • 15:08h • 04 de setembro de 2025

USP lança cursos livres gratuitos com certificação oficial

Aulas são ao vivo, ministradas por professores da USP/ESALQ, e oferecem certificado digital sem custos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:39h • 04 de setembro de 2025

CULTSP PRO oferece mais de 1,7 mil vagas gratuitas em 82 cursos no estado de SP

São vagas em formações presenciais, híbridas e online disponibilizadas na capital, Grande SP e interior; as inscrições vão até 14 de setembro

Descrição da imagem

Esporte • 14:10h • 04 de setembro de 2025

Basquete movimenta Assis nesta quinta e sexta-feira pela Copa Estado de SP

Ginásio do GEMA recebe partidas femininas e masculinas entre Assis e Palmital nas noites dos dias 4 e 5 de setembro

Descrição da imagem

Mundo • 13:41h • 04 de setembro de 2025

Busca por emprego ganha respaldo legal: leis e projetos reforçam dignidade dos candidatos

Normas e propostas em tramitação tratam de discriminação etária, transparência salarial e perguntas invasivas em entrevistas de trabalho

Descrição da imagem

Classificados • 13:01h • 04 de setembro de 2025

Trampolim disponibiliza vagas de emprego e curso gratuito no setor de telemarketing

Vagas são para operador de vendas, atendente de call center, relacionamento com o cliente e agente de relacionamento; inscrições até hoje (4)

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:32h • 04 de setembro de 2025

Movimento “A carne do futuro é animal” reforça importância da pecuária e da nutrição com carne

Iniciativa reúne mais de 70 produtores de Mato Grosso e especialistas para reforçar benefícios nutricionais e ambientais da pecuária

Descrição da imagem

Cidades • 12:05h • 04 de setembro de 2025

Estudantes de Presidente Prudente recebem prêmio do Ministério Público por campanha contra bullying

Alunas do Colégio Marista Champagnat produziram vídeo educativo que integra ações sobre respeito e diversidade na comunidade escolar

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?