Cidades • 10:00h • 13 de setembro de 2025
Seminário em Prudente discute estratégias integradas contra eventos climáticos severos
Encontro reuniu Energisa, Defesa Civil, polícias, Corpo de Bombeiros e representantes públicos para alinhar ações preventivas e de resposta rápida
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Energisa | Foto: Assessoria de Imprensa

A sede da Energisa Sul-Sudeste em Presidente Prudente foi palco, na última terça-feira (9), da terceira edição do Seminário Regional de Atuação Preventiva em Eventos Climáticos Severos. O encontro reuniu concessionária de energia elétrica, Defesa Civil, Polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, representantes de prefeituras, Câmaras Municipais e outros órgãos para debater medidas de prevenção e atuação conjunta diante de temporais, ondas de calor, queimadas e outras situações de risco.
Entre os palestrantes, o CEO da Arbolink, Marcelo Machado Leão, destacou o papel da tecnologia no equilíbrio entre arborização urbana e distribuição de energia. “Esse seminário reúne os atores envolvidos com o objetivo de adotar medidas que permitam às cidades manterem a sombra das árvores, imprescindíveis para o clima, e a luz da rede elétrica no mesmo ambiente, com segurança”, afirmou.
Seminário em Prudente alinha ações preventivas para enfrentar eventos climáticos severos
A meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ana Paula Paes, trouxe projeções para os próximos meses: chuvas abaixo da média, mas com possibilidade de episódios intensos, além de temperaturas acima da média que ampliam o risco de queimadas. “Esse cenário exige atenção redobrada, já que impacta diretamente comunidades e a distribuição de energia elétrica”, alertou.
O gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, reforçou que a concessionária mantém um plano operacional de contingência, equipes preparadas e manutenção preventiva, mas que o trabalho em rede é essencial. “A cada edição o seminário fortalece a integração com órgãos públicos, o que torna o dia a dia operacional mais dinâmico e contribui para reduzir impactos à população”, explicou.
Energisa e órgãos públicos debatem estratégias conjuntas contra temporais e queimadas
Como próximo passo, a Energisa e a Defesa Civil anunciaram a realização de um simulado de contingência, que servirá como projeto-piloto na região para alinhar, de forma prática, os procedimentos em situações climáticas severas. Para o coordenador regional adjunto de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouveia, a iniciativa será inovadora. “Esse exercício deve potencializar a atuação das agências de resposta e ampliar a proteção à população”, concluiu.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital