• Jovem Pan é alvo de pedido de cassação de concessões após alegações finais do MPF
  • Assis já soma R$ 2,4 milhões de ICMS com repasses da Sefaz-SP; confira os valores desta terça
  • Feira do Rock reúne diferentes gerações em Assis e destaca novos talentos musicais
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:18h • 07 de janeiro de 2025

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável

Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A substituição da dose oral pela injetável tem o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A substituição da dose oral pela injetável tem o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2025, crianças de 2 meses, 4 meses e 6 meses recebem exclusivamente a vacina injetável para prevenir casos de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Há também uma dose injetável de reforço, a ser aplicada aos 15 meses de vida. As populares gotinhas foram oficialmente aposentadas e deixaram de fazer parte do calendário de vacinação infantil brasileiro em novembro do ano passado.

Não se trata, portanto, de uma nova dose, mas de um novo esquema vacinal para promover a imunização contra a pólio. A mudança, de acordo com o Ministério da Saúde, é baseada em evidências científicas e recomendações internacionais. Isso porque a vacina oral poliomielite (VOP) contém o vírus enfraquecido e, quando utilizada em meio a condições sanitárias ruins, pode levar a casos da doença derivados da vacina.

A substituição da dose oral pela injetável tem o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A orientação é que a VOP seja utilizada apenas para controle de surtos, como acontece na Faixa de Gaza. Em agosto passado, a região confirmou o primeiro caso de pólio em 25 anos – um bebê de 10 meses que não havia recebido nenhuma das doses previstas.

Entenda

Em 2023, o Ministério da Saúde informou que passaria a adotar exclusivamente a vacina inativada poliomielite (VIP) no reforço aplicado aos 15 meses de idade, até então feito na forma oral. A dose injetável já vinha sendo aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida. Já a segunda dose de reforço, antes aplicada aos 4 anos, segundo a pasta, não se faz mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses garante proteção contra a doença.

A atualização considerou critérios epidemiológicos, evidências relacionadas à vacina e recomendações internacionais sobre o tema. Desde 1989, não há notificação de casos de pólio no Brasil, mas as coberturas vacinais sofreram quedas sucessivas nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a cobertura ficou em 77,19%, longe da meta de 95%.

Calendário completo

O Ministério da Saúde reforça que a vacinação é reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. “Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde”.

O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 19 vacinas que protegem em todos ciclos de vida, desde o nascimento até a idade mais avançada. Além da pólio, a lista de doenças imunopreveníveis inclui sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação, que têm como objetivo alcançar altas coberturas vacinais e garantir proteção individual e coletiva.

Confira aqui os calendários completos de vacinação ofertados via Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:43h • 16 de setembro de 2025

“Não existe sucesso sem rotina”: bilionário defende disciplina contra romantização do empreendedorismo

“Empreender é como escovar os dentes”: empresário desmistifica glamour e reforça constância

Descrição da imagem

Variedades • 19:35h • 16 de setembro de 2025

Escutatória e perguntatória: os segredos de uma comunicação eficaz

Especialista em oratória destaca pilares que fortalecem a conexão e tornam a comunicação mais eficaz no trabalho e na vida pessoal

Descrição da imagem

Policial • 18:35h • 16 de setembro de 2025

Ação policial em Tarumã apreende cocaína, crack e dinheiro em ponto de tráfico

Ação ocorreu nesta terça-feira (16) na Rua Piraíba, local já investigado por envolvimento com comércio de entorpecentes

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:36h • 16 de setembro de 2025

Assis libera Teatro Municipal para público de até 457 pessoas com AVCB garantido

Espaço cultural recebeu adequações estruturais, conquistou o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e volta a ter capacidade para até 457 pessoas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:04h • 16 de setembro de 2025

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

São Paulo tem o maior número de projetos indicados ao Prêmio Braztoa; estado também se destaca como um dos destinos mais procurados do país

Descrição da imagem

Variedades • 16:39h • 16 de setembro de 2025

Turismo cirúrgico: brasileiros viajando para cirurgias no exterior e os perigos que ninguém conta

Procedimentos fora do país atraem pela promessa de preços baixos, mas especialistas alertam para riscos médicos, jurídicos e emocionais

Descrição da imagem

Saúde • 16:01h • 16 de setembro de 2025

Exercício físico aliado ao ômega-3 reduz inflamação e protege contra periodontite

Estudo publicado na Scientific Reports mostra que a prática moderada de atividade física combinada com suplementação de ômega-3 melhora a resposta imune e diminui a gravidade da periodontite apical crônica, condição que pode levar à perda de dentes

Descrição da imagem

Cidades • 15:45h • 16 de setembro de 2025

Prefeitura de Assis inicia construção de nova UBS no bairro Nossa Senhora de Fátima

Unidade será construída com recursos do Novo PAC e atenderá região vulnerável com grande número de crianças e idosos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?