Saúde • 10:36h • 12 de abril de 2025
Secretário da Saúde explica estratégias para aumentar a vacinação infantil em SP
De 2022 para 2024, a tríplice viral passou de 78,42% para 98,65%; aumento também foi registrado no caso da febre amarela e poliomielite
Da Redação com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

O Estado de São Paulo apresentou avanços importantes na cobertura vacinal, resultado de uma série de ações do Governo Estadual em parceria com os municípios. Por meio do Incentivo à Gestão Municipal (IGM), foram destinados recursos para melhorar a atenção primária à saúde, incluindo a ampliação da vacinação. “Estamos investindo em programas que garantem a imunização da população e asseguram o direito à saúde”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, em entrevista à Agência SP.
Entre os destaques, a cobertura da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aumentou de 78,42% em 2022 para 98,65% em 2024. A vacina contra a febre amarela passou de 64,40% para 81,16%, e a da poliomielite subiu de 77% para 92%, reduzindo os riscos de retorno da doença ao estado.
Diante da baixa adesão vacinal nos últimos anos, o governo intensificou campanhas de conscientização e ampliou o acesso aos imunizantes. “Com programas incentivados pelo governador Tarcísio de Freitas, conseguimos elevar os índices de todas as vacinas do PNI (Plano Nacional de Imunização), provando que eficiência e responsabilidade geram resultados”, destacou um representante da gestão.
Com a chegada do outono, a atenção agora se volta para a prevenção das doenças respiratórias. A campanha de vacinação contra a gripe começou em 28 de março, priorizando grupos mais vulneráveis, como crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas.
“Estamos nos antecipando. Já orientamos os municípios e as unidades de saúde para iniciarem a vacinação”, reforçou Paiva.
Dicas para prevenir a gripe:
- Lave as mãos com frequência e higienize objetos de uso pessoal
- Mantenha os ambientes bem ventilados
- Beba bastante água
- Tenha uma alimentação equilibrada
- Reforce a imunidade
- Evite acúmulo de poeira e mofo
- Suplemente vitaminas e minerais, se necessário
Grupos prioritários para a vacinação:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Profissionais de saúde
- Gestantes e puérperas
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas e comunidades quilombolas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais da segurança, Forças Armadas e sistema prisional
- Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuário
- População carcerária e jovens em medidas socioeducativas
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor