Saúde • 12:00h • 29 de julho de 2024
Saúde orienta farmácias a realizar testes rápidos de HIV, hepatites, sífilis e ISTs
Serviço visa ampliar e facilitar o acesso à testagem e tem finalidade de triagem aos serviços de saúde do SUS
Da Redação | Com informações do MS | Foto: Rodrigo Nunes
O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica com orientações para farmácias autorizadas realizarem testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Este serviço tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso à testagem e serve como triagem para os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu farmácias autorizadas no grupo de Serviços Tipo 1, que também inclui consultórios isolados. Os testes realizados nas farmácias são preliminares e o diagnóstico final deve ser confirmado através de fluxograma completo em um serviço de saúde autorizado.
As farmácias devem estar integradas com a rede de diagnóstico, assistência à saúde e vigilância epidemiológica do HIV, sífilis e hepatites B e C em seu território. Isso garante o seguimento adequado dos usuários com testes positivos, acesso à conclusão diagnóstica e, quando necessário, ao tratamento.
Além disso, a notificação de infecções e doenças constantes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública é obrigatória para os profissionais de saúde. A medida reforça a necessidade de articulação entre farmácias e serviços de saúde para garantir a assistência integral aos usuários.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social