• Mudou ou vai mudar de município em 2026? Veja como transferir o título de eleitor e votar regularizado
  • Fim de semana pode ter temporal e temperaturas acima dos 30ºC
  • Adeus à entrevista clássica? IA redesenha o recrutamento e aponta novos caminhos para 2026
  • Autopropelido ou ciclomotor? Nova página do Detran-SP tira dúvidas antes da fiscalização
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 17:05h • 08 de dezembro de 2024

Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS

Videolaparoscopia também passou a integrar protocolo terapêutico

Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Ministra da Saúde Nísia Andrade
Ministra da Saúde Nísia Andrade

O Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira (6) o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para câncer de mama. A estratégia passa a incluir, no Sistema Único de Saúde (SUS), cinco procedimentos a serem disponibilizados em centros especializados, além da realização de videolaparoscopia – técnica cirúrgica minimamente invasiva que permite aos médicos acessar órgãos internos por meio de pequenas incisões.

“Além dos benefícios para os pacientes, o uso da videolaparoscopia também impacta positivamente a gestão do sistema de saúde. Com tempo de internação mais curto e menor necessidade de reintervenções por complicações, a técnica contribui para a otimização de recursos, fundamental em um sistema com alta demanda, como é o caso do SUS”, avaliou a pasta.

Os cinco procedimentos incorporados no novo protocolo são: inibidores das quinases dependentes de ciclina (CDK) 4 e 6; trastuzumab entansina; supressão ovariana medicamentosa e hormonioterapia parenteral; fator de estimulador de colônia para suporte em esquema de dose densa; e ampliação da neoadjuvância para estádios I a III.

“Com o novo PCDT, o tratamento do câncer de mama passa a ter parâmetros de padronização acessíveis a todas as pessoas que necessitam. É garantia de um diagnóstico oportuno, uniformidade e eficiência no tratamento, acesso igualitário a novos medicamentos e profissionais qualificados para atendimento”, destacou o ministério.

Ainda de acordo com a pasta e em razão da importância do diagnóstico precoce, a linha de cuidado do paciente com câncer de mama passa a ser totalmente integrada dentro do Programa Mais Acesso a Especialistas.

“A partir de agora, fica instituído o Protocolo de Acesso às Ofertas de Cuidado Integrado (OCI) na Atenção Especializada em Oncologia”.

Cada OCI envolve um conjunto de procedimentos inerentes a uma etapa da linha de cuidado para um agravo específico. Exemplo: OCI – Diagnóstico de Câncer de Mama: consulta com o mastologista + mamografia bilateral diagnóstica + ultrassonografia de mama + punção aspirativa com agulha fina + histopatológico + busca ativa da paciente para garantir a realização dos exames + consulta de retorno para o mastologista + contato com a equipe de atenção básica para garantir a continuidade do cuidado.

“O objetivo é melhorar o acesso a diagnósticos e consultas, com fila única, da atenção primária à atenção especializada, utilização da saúde digital, integração dos serviços e nova lógica de financiamento, com foco na resolução do problema de saúde. O prazo que antes era de um ano e seis meses, em média, para início do tratamento, passando por várias filas até completar o ciclo de cuidado, agora será de 30 dias para diagnóstico do câncer.”

Entenda

Dados do ministério mostram que o câncer de mama é o tipo mais incidente e a primeira causa de morte por câncer em mulheres em todas as regiões do país.

Ainda segundo a pasta, evidências científicas apontam que 15% dos pacientes atrasam o início do tratamento entre 30 e 60 dias, o que representa aumento de 6% a 8% na mortalidade. Cerca de 35% das pessoas atrasam o início do tratamento mais do que 60 dias, representando 12% a 16% de aumento na mortalidade na fila.

Até então, as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) que norteavam o cuidado com o câncer de mama não se restringiam às tecnologias incorporadas no SUS. A padronização das alternativas de diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com a doença garante a orientação de profissionais do SUS e um norte de atendimento de qualidade para pacientes.

“Quando um tratamento não está incorporado ao SUS e é demandado via judicial, se dá o nome de judicialização. Por meio desse processo, é concedido o direito a medicamentos que beneficiam indivíduos de maneira desigual, o que cria desafios para sustentabilidade financeira do SUS, gerando deslocamento de grandes recursos destinados a políticas amplas para acesso individual”, avaliou o ministério.

“Por outro lado, no processo de incorporação de medicamentos no SUS, o governo federal garante um ciclo integral de cuidado: além do direito a medicamentos com eficácia comprovada garantido a todos os cidadãos, são criadas diretrizes e linhas de cuidado para a assistência dos pacientes. Isso promove melhoria em toda a jornada de acesso à saúde, desde o diagnóstico até o monitoramento dos resultados.”

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 09:36h • 08 de janeiro de 2026

Ministério da Saúde e AgSUS lançam edital para formar agentes populares de saúde

Chamada pública vai selecionar movimentos sociais para criação de 450 turmas em 17 estados e no Distrito Federal

Descrição da imagem

Saúde • 09:09h • 08 de janeiro de 2026

Oncoguia lança manual para reduzir dúvidas sobre benefícios após diagnóstico de câncer

Material digital reúne orientações práticas sobre benefícios, trabalho e acesso ao cuidado após entidade atender quase 5 mil pessoas em 2025

Descrição da imagem

Política • 08:40h • 08 de janeiro de 2026

Mudou ou vai mudar de município em 2026? Veja como transferir o título de eleitor e votar regularizado

Eleitor que pretende votar nas Eleições Gerais de 2026 no novo domicílio precisa solicitar a transferência até 6 de maio; serviço é gratuito e pode ser feito pela internet

Descrição da imagem

Classificados • 08:13h • 08 de janeiro de 2026

LinkedIn revela as 25 profissões em alta no Brasil para 2026

Levantamento destaca 25 profissões que mais cresceram nos últimos três anos, com foco em tecnologia, segurança, dados e eficiência operacional

Descrição da imagem

Variedades • 07:23h • 08 de janeiro de 2026

Fim de semana pode ter temporal e temperaturas acima dos 30ºC

Instabilidade ganha força entre quinta e sábado, com pancadas à tarde, risco de temporal e temperaturas que podem chegar a 32ºC

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:26h • 07 de janeiro de 2026

Adeus à entrevista clássica? IA redesenha o recrutamento e aponta novos caminhos para 2026

Tecnologia ganha protagonismo, acelera triagens e transforma entrevistas finais em etapas mais estratégicas

Descrição da imagem

Variedades • 19:31h • 07 de janeiro de 2026

Automação demais pode empobrecer o aprendizado, veja como reagir

Automação excessiva e consumo passivo de tecnologia podem limitar curiosidade, repertório e capacidade de improviso

Descrição da imagem

Variedades • 18:22h • 07 de janeiro de 2026

Cansaço crônico e imediatismo explicam dilemas emocionais das gerações X e Z

Especialista explica como padrões de cansaço crônico e imediatismo se formam e aponta caminhos para interromper ciclos nocivos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025