• IPVA 2026: veja datas de pagamento e como obter desconto
  • Pelo segundo ano, Dia da Consciência Negra é feriado em todo o país. Saiba por quê
  • Assis detalha horários de saúde, coleta e transporte para o feriado prolongado; confira os detalhes
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 17:05h • 08 de dezembro de 2024

Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS

Videolaparoscopia também passou a integrar protocolo terapêutico

Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Ministra da Saúde Nísia Andrade
Ministra da Saúde Nísia Andrade

O Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira (6) o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para câncer de mama. A estratégia passa a incluir, no Sistema Único de Saúde (SUS), cinco procedimentos a serem disponibilizados em centros especializados, além da realização de videolaparoscopia – técnica cirúrgica minimamente invasiva que permite aos médicos acessar órgãos internos por meio de pequenas incisões.

“Além dos benefícios para os pacientes, o uso da videolaparoscopia também impacta positivamente a gestão do sistema de saúde. Com tempo de internação mais curto e menor necessidade de reintervenções por complicações, a técnica contribui para a otimização de recursos, fundamental em um sistema com alta demanda, como é o caso do SUS”, avaliou a pasta.

Os cinco procedimentos incorporados no novo protocolo são: inibidores das quinases dependentes de ciclina (CDK) 4 e 6; trastuzumab entansina; supressão ovariana medicamentosa e hormonioterapia parenteral; fator de estimulador de colônia para suporte em esquema de dose densa; e ampliação da neoadjuvância para estádios I a III.

“Com o novo PCDT, o tratamento do câncer de mama passa a ter parâmetros de padronização acessíveis a todas as pessoas que necessitam. É garantia de um diagnóstico oportuno, uniformidade e eficiência no tratamento, acesso igualitário a novos medicamentos e profissionais qualificados para atendimento”, destacou o ministério.

Ainda de acordo com a pasta e em razão da importância do diagnóstico precoce, a linha de cuidado do paciente com câncer de mama passa a ser totalmente integrada dentro do Programa Mais Acesso a Especialistas.

“A partir de agora, fica instituído o Protocolo de Acesso às Ofertas de Cuidado Integrado (OCI) na Atenção Especializada em Oncologia”.

Cada OCI envolve um conjunto de procedimentos inerentes a uma etapa da linha de cuidado para um agravo específico. Exemplo: OCI – Diagnóstico de Câncer de Mama: consulta com o mastologista + mamografia bilateral diagnóstica + ultrassonografia de mama + punção aspirativa com agulha fina + histopatológico + busca ativa da paciente para garantir a realização dos exames + consulta de retorno para o mastologista + contato com a equipe de atenção básica para garantir a continuidade do cuidado.

“O objetivo é melhorar o acesso a diagnósticos e consultas, com fila única, da atenção primária à atenção especializada, utilização da saúde digital, integração dos serviços e nova lógica de financiamento, com foco na resolução do problema de saúde. O prazo que antes era de um ano e seis meses, em média, para início do tratamento, passando por várias filas até completar o ciclo de cuidado, agora será de 30 dias para diagnóstico do câncer.”

Entenda

Dados do ministério mostram que o câncer de mama é o tipo mais incidente e a primeira causa de morte por câncer em mulheres em todas as regiões do país.

Ainda segundo a pasta, evidências científicas apontam que 15% dos pacientes atrasam o início do tratamento entre 30 e 60 dias, o que representa aumento de 6% a 8% na mortalidade. Cerca de 35% das pessoas atrasam o início do tratamento mais do que 60 dias, representando 12% a 16% de aumento na mortalidade na fila.

Até então, as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) que norteavam o cuidado com o câncer de mama não se restringiam às tecnologias incorporadas no SUS. A padronização das alternativas de diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com a doença garante a orientação de profissionais do SUS e um norte de atendimento de qualidade para pacientes.

“Quando um tratamento não está incorporado ao SUS e é demandado via judicial, se dá o nome de judicialização. Por meio desse processo, é concedido o direito a medicamentos que beneficiam indivíduos de maneira desigual, o que cria desafios para sustentabilidade financeira do SUS, gerando deslocamento de grandes recursos destinados a políticas amplas para acesso individual”, avaliou o ministério.

“Por outro lado, no processo de incorporação de medicamentos no SUS, o governo federal garante um ciclo integral de cuidado: além do direito a medicamentos com eficácia comprovada garantido a todos os cidadãos, são criadas diretrizes e linhas de cuidado para a assistência dos pacientes. Isso promove melhoria em toda a jornada de acesso à saúde, desde o diagnóstico até o monitoramento dos resultados.”

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:32h • 20 de novembro de 2025

Show da dupla Maylon e Elton anima a programação da Feira da Família em Tarumã

Evento musical desta quinta reúne moradores no Espaço Múltiplo Teolindo Toni com repertório de sertanejo universitário

Descrição da imagem

Variedades • 12:03h • 20 de novembro de 2025

Você lava o rosto do jeito certo? Veja 5 erros comuns que podem prejudicar a saúde da pele

Cosmetóloga aponta hábitos equivocados na limpeza facial e explica como pequenas correções podem melhorar a rotina de cuidados

Descrição da imagem

Economia • 11:31h • 20 de novembro de 2025

Consignado: 10% das empresas com faturamento acima de R$ 500 mil acumulam dívidas trabalhistas

Estudo reforça a necessidade de credores analisarem também o CNPJ empregador ao conceder crédito consignado privado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:10h • 20 de novembro de 2025

Consciência Negra: ações antirracistas na infância e práticas essenciais para educadores e famílias

Publicação da pesquisadora Jussara Santos mostra como o racismo se manifesta desde os primeiros anos de vida e apresenta caminhos para construir relações igualitárias na educação infantil

Descrição da imagem

Mundo • 10:36h • 20 de novembro de 2025

São Paulo registra queda de 10,6% nas mortes no trânsito em outubro

Segundo Infosiga, estado também tem redução de 1,7% nos óbitos no acumulado do ano; cai o número de vítimas entre os motociclistas no período

Descrição da imagem

Saúde • 10:12h • 20 de novembro de 2025

Novembro Azul: pesquisa em SP avança na busca por tratamentos ao câncer à base de anticorpos

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata foi celebrado na segunda-feira, 17; método que utiliza o próprio sistema imune no combate de doenças é novo marco para a ciência

Descrição da imagem

Mundo • 09:27h • 20 de novembro de 2025

IPVA 2026: veja datas de pagamento e como obter desconto

Pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores começa em 12 de janeiro

Descrição da imagem

Saúde • 09:04h • 20 de novembro de 2025

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para pacientes com diabetes tipo 2

O medicamento, que passará a ser produzido no Brasil por meio de transferência de tecnologia, deve reforçar o SUS, aumentar a segurança no tratamento e reduzir a dependência do mercado externo

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?