Variedades • 14:11h • 05 de novembro de 2024
São Paulo promove última etapa do 1º Concurso Estadual da Cachaça
Jurados realizam avaliação sensorial de 78 rótulos pré-selecionados; resultado final das melhores cachaças paulistas será divulgado em dezembro
Agência SP | Foto: Governo de SP
O setor da cachaça paulista, bebida que é patrimônio histórico e cultural do Brasil, deu um importante passo para a valorização de sua alta qualidade na segunda-feira (4). A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP sediou o 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, o CACHAÇA.SP 2024, iniciativa que valoriza a excelência e a sustentabilidade da bebida produzida em território paulista.
O evento, um marco para o setor, apresenta 78 rótulos que serão avaliados por 20 jurados, de forma sensorial, para escolherem as melhores cachaças nas categorias: envelhecida, branca e amarela. Entre os avaliadores estão representantes da Secretaria de Agricultura, especialistas e apreciadores de cachaça.
“As bebidas que chegaram a esta etapa já passaram por um longo processo de avaliação, como as informações dos rótulos, que não apenas garantem a legalidade da bebida, mas também fornecem dados importantes sobre sua procedência e qualidade”, ressalta José Carlos de Faria Jr, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria de Agricultura de SP.
“Este concurso, promovido pela Secretaria de Agricultura, gera oportunidades para os produtores de cachaça paulista terem os seus rótulos reconhecidos estadual e nacionalmente, acessando novos mercados. Valoriza, também, a importância cultural e histórica do nosso povo, que atualmente produz cachaças nobres no estado de São Paulo”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai. Os vencedores desta prova serão conhecidos em um evento no mês de dezembro.
A cachaça apresenta uma ampla gama de aromas, que podem incluir notas de frutas tropicais, baunilha, mel, especiarias e até mesmo nuances de couro e tabaco, dependendo do tempo de envelhecimento e do tipo de madeira utilizada. No paladar, a cachaça deve equilibrar doçura, acidez e amargor, com um final suave e agradável.
Durante a prova sensorial para avaliar as melhores cachaças de São Paulo, os jurados não ingerem as amostras. O teor alcoólico pode gerar fadiga sensorial, ou seja, afeta o paladar do jurado. Portanto, quem avalia as cachaças normalmente cospe o líquido em recipientes depois de degustar.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Cidades
Novo vídeo pode ajudar nas buscas por Mateus Valim, desaparecido desde quarta-feira
Após o sumiço do garoto na última quarta-feira, a cidade de Assis continua mobilizada e a polícia segue as investigações, com novo vídeo surgindo e alimentando as esperanças pela solução do caso