• Assis recebe abertura da Copa CIVAP de Futsal 2025 com show de luzes e jogo contra Pompeia
  • Audiência pública em Assis discute metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025 nesta quarta-feira
  • Prepare os agasalhos: Assis terá mínima de 6°C com risco de geada na sexta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:22h • 27 de maio de 2025

São Paulo confirma 44 casos de febre de oropouche

O estado de São Paulo já contabiliza 44 casos confirmados de febre de oropouche, segundo autoridades de saúde.

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Sociedade Brasileira de medicina tropical/Divulgação

A transmissão da doença é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis (mais popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora).
A transmissão da doença é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis (mais popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora).

O estado de São Paulo já registra este ano 44 casos de febre de oropouche, informou o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Os casos ocorreram na região de Registro (Cajati, Juquiá, Miracatu, Eldorado, Pedro de Toledo, Itariri e Sete Barras) e do litoral Norte (Ubatuba). Uma morte está em investigação.

Em todo o ano passado, foram registrados oito casos, todos na região do Vale do Ribeira (Cajati, Juquiá, Pedro de Toledo e Sete Barras), sem registro de óbitos.

A febre de oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da Rodovia Belém-Brasília. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no país, sobretudo na região amazônica, considerada endêmica.

Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 13.782 casos da febre em 2024 no país. Em 2025, já são mais de 2.790 registros. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia.

A transmissão da doença é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis (mais popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora). Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias. Quando o inseto pica uma pessoa saudável, pode transmitir o vírus.

Existem dois tipos de ciclos de transmissão da doença: no ciclo silvestre, bichos-preguiça e primatas não humanos (e possivelmente aves silvestres e roedores) atuam como hospedeiros. Há registros de isolamento do vírus em outras espécies de insetos, como Coquillettidia venezuelensis e Aedes serratus.

No ciclo urbano, os humanos são os principais hospedeiros. Nesse cenário, além do inseto Culicoides paraensis, o mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo e comumente encontrado em ambientes urbanos, também pode transmitir o vírus. Os sintomas são fortes dores de cabeça, dores musculares, náusea e diarreia, além de tontura, dor atrás dos olhos e calafrios.

Dengue

Na capital paulista, os casos de dengue chegam a 46.774, com 14 mortes, em 2025. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) mantém monitoramento constante da situação epidemiológica e realiza diariamente ações de prevenção e combate à doença.

“Em 2025, já foram realizadas mais de 5,6 milhões de ações, incluindo visitas domiciliares, bloqueio de criadouros, nebulizações, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e com drones em locais de difícil acesso, além de campanhas educativas para conscientização da população”, diz a prefeitura.

Segundo a prefeitura, em ações de intensificação do combate à dengue realizadas nos fins de semana de maio, incluindo o feriado do começo do mês, mais de 93 mil imóveis foram visitados em operações de bloqueio de criadouros e mais de 6.200 quarteirões passaram por nebulizações. As atividades ocorreram em todas as regiões da capital, com foco nos distritos administrativos com maior incidência da doença.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 16:11h • 28 de maio de 2025

Semifinais do Torneio de Futebol Society movimentam Maracaí nesta quarta-feira

Jogos acontecem a partir das 19h30 no Centro Esportivo e definem os finalistas da primeira edição do torneio

Descrição da imagem

Variedades • 15:38h • 28 de maio de 2025

O que não fazer se seu celular cair na água, segundo a Xiaomi

Marca lista cinco dicas essenciais para quem derrubou o smartphone na água e alerta sobre erros que podem piorar o problema

Descrição da imagem

Esporte • 15:12h • 28 de maio de 2025

Florínea recebe amistoso de futsal com as categorias de base nesta quinta

Equipes Sub-08, Sub-10 e Sub-13 enfrentam o time Show de Bola de Cândido Mota no ginásio Zuinão, a partir das 19h

Descrição da imagem

Educação • 14:32h • 28 de maio de 2025

Fim do prazo: empresas têm até 31 de maio para se cadastrar no BEEM

Novo programa de estágio é aberto a estudantes de cursos técnicos do Ensino Médio; governo de São Paulo é responsável pelo pagamento das bolsas nos primeiros seis meses de contrato

Descrição da imagem

Mundo • 14:03h • 28 de maio de 2025

Cinco boas práticas para evitar multas e dirigir com mais segurança

Especialista em trânsito aponta os erros mais comuns dos motoristas e orienta como evitá-los para reduzir infrações e prevenir acidentes

Descrição da imagem

Mundo • 13:33h • 28 de maio de 2025

Anvisa determina recolhimento de azeites irregulares

Os consumidores não devem utilizar esses produtos. Confira as marcas e outras informações

Descrição da imagem

Cidades • 13:10h • 28 de maio de 2025

Tarumã realiza audiência pública para apresentar metas fiscais do 1º quadrimestre

Encontro acontece no dia 29 de maio, às 18h30, na Câmara Municipal, e garante a transparência na gestão dos recursos públicos

Descrição da imagem

Cidades • 12:40h • 28 de maio de 2025

Tarumã altera horário da sala de vacina nas unidades de saúde

Atendimento passa a ocorrer das 9h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira, em todas as ESFs da cidade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?