Educação • 12:15h • 03 de agosto de 2024
Sancionada nova lei que reestrutura o ensino médio no Brasil
Norma, que entra em vigor em 2025, foi sancionada pelo presidente Lula e promete mudanças significativas na formação dos estudantes
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Gaia Schüler
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na última quarta-feira (31/7), a Lei nº 14.945/2024, que estabelece novas diretrizes para o ensino médio no Brasil. A nova legislação, que entra em vigor em 2025, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e revoga parcialmente a reforma do ensino médio de 2017. A mudança é fruto de um amplo debate promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com a sociedade, envolvendo consultas públicas, audiências e reuniões com entidades educacionais.
Entre as principais alterações, destaca-se a retomada da carga horária da Formação Geral Básica para 2.400 horas, garantindo o retorno de disciplinas como: história, biologia, sociologia e educação física. Além disso, a lei promove a integração do ensino técnico no ensino médio e regulamenta os itinerários formativos, garantindo que todas as escolas ofereçam, no mínimo, dois itinerários complementares à formação básica.
A nova lei visa resolver problemas identificados na implementação da reforma anterior, especialmente em turmas noturnas, na educação de jovens e adultos (EJA) e nas escolas indígenas. Em 2022, 48% das unidades federativas ainda não haviam iniciado a implementação da reforma em turmas de EJA e 15% nas turmas noturnas. Com a nova legislação, espera-se uma melhoria significativa na qualidade do ensino médio em todo o país.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a nova estrutura busca tornar o ensino médio mais atrativo e inclusivo, incentivando a permanência dos jovens na escola e oferecendo-lhes perspectivas de futuro. A regulamentação será realizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em conjunto com o MEC, adaptando-se às necessidades específicas de cada região e escola.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social