Responsabilidade Social • 09:47h • 29 de setembro de 2024
Saiba como o desassoreamento de rios ajuda no abastecimento de água
Atual ciclo de despoluição dos rios de São Paulo já tirou quase 900 mil metros cúbicos de detritos, melhorando o abastecimento de água
Da Redação com informações da Semil | Foto: Divulgação Semil
O Programa Rios Vivos já removeu o equivalente a 63,4 mil caminhões basculantes em detritos de rios do estado de São Paulo. A iniciativa do Governo do Estado é um dos pilares do Plano de Resiliência Hídrica para auxiliar os municípios durante o período sem chuvas. A missão é desassorear rios, o que contribui para aumentar a oferta de água em municípios paulistas.
Responsável pelo programa, o SP Águas, antigo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), recupera margens de rios. Com a limpeza do canal, a capacidade de vazão do curso d’água aumenta, prevenindo enchentes em centros urbanos. Para isso, o SP Águas retira sedimentos que chegam aos rios por conta das chuvas e lançamentos clandestinos de lixo.
Neste ano, o Governo de São Paulo atendeu 74 municípios com o Programa Rios Vivos. Um total de 109 cursos d’água foram desassoreados, o que resultou em uma remoção de 887,8 mil metros cúbicos de detritos. Isso é o equivalente a 63,4 mil caminhões basculantes. No atual ciclo, foram investidos R$ 63,9 milhões.
Os municípios atendidos pelo programa entre 2023 e 2024 tiveram melhoras na qualidade e quantidade de água para o abastecimento público. Entre eles estão Birigui, Araçatuba e Sorocaba, que tiveram aumento da disponibilidade de água em função do desassoreamento em sua captação.
“O serviço de desassoreamento realizado pelo programa Rios Vivos aumenta significativamente a oferta de água e melhora a qualidade do recurso hídrico a ser captado pelo município”, explica Anderson Esteves, responsável interinamente pelo SP Águas.
Como o abastecimento de água aumenta com o desassoreamento de rios?
Anderson Esteves também explica que, com a despoluição de seu curso, a água do rio fica mais limpa e sua aparência mais agradável. “Além de estimular o lazer e a atividade física no seu entorno, há também maior disponibilidade de água para o abastecimento público. Com isso, o Governo estimula a instalação de novos empreendimentos e polos industriais.” É como se cada metro cúbico de sedimento retirado representasse um metro cúbico de água a mais para o curso d’água.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social