• Mitos e verdades sobre concursos em ano eleitoral esclarecem cenário de 2026
  • Caso ET de Varginha: nota de repúdio questiona narrativa e método do documentário
  • Profissionais avançam no uso de agentes de IA e elevam maturidade digital nas empresas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 09:02h • 20 de janeiro de 2026

Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado

Especialista ouvido pela Agência Brasil ensina a otimizar o consumo

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

com algumas escolhas simples, ele pode ser um aliado do consumidor na conta de luz, e não um vilão.
com algumas escolhas simples, ele pode ser um aliado do consumidor na conta de luz, e não um vilão.

O ar-condicionado pode representar até 40% do consumo residencial nos meses mais quentes, a depender do modelo, da potência e do tempo de uso, segundo estimativas do setor elétrico. Mas, com algumas escolhas simples, ele pode ser um aliado do consumidor na conta de luz, e não um vilão.

O especialista em pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Gree, maior fabricante de aparelhos de ar-condicionado do mundo, com sede em Zhuhai, China, Romenig Magalhães, compartilhou, em entrevista à Agência Brasil, algumas dicas para economizar.

Escolha da tecnologia

Aparelhos com tecnologia avançada, do tipo inverter, que oferecem maior controle sobre o consumo, podem se traduzir em menos desperdício de energia. Segundo Magalhães, essa tecnologia pode provocar redução de até 40% no consumo residencial em dias mais quentes.

Os eletrodomésticos com tecnologia inverter operam com maior eficiência, já que contam com dispositivos que otimizam o funcionamento, evitando picos de energia provocados pelo efeito de desligar e ligar o motor de tempos em tempos, o que favorece a economia de energia e prolonga a vida útil do aparelho.

Na prática, o custo de manter o equipamento ligado depende da potência do produto em BTUs, que é a sigla para eficiência energética e tempo de uso. Um equipamento residencial de 9 mil a 12 mil BTUs pode consumir entre 15 quilowatts-hora (kWh) e 45 kWh por mês, em uso moderado.

Os modelos mais antigos, não dotados da tecnologia inverter, podem ultrapassar esse patamar com facilidade, especialmente em períodos de bandeira vemelha, o que se reflete de forma direta no orçamento das famílias.

Selo do Inmetro

Outro requisito importante é o selo de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Quialidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta que a classificação A, que tem menor consumo e, consequentemente, menor impacto no bolso do consumidor.

Cuidados com o aparelho

Segundo Magalhães, devem também ser levados em conta o ambiente onde está instalado o ar-condicionado e a forma de utilização.

Por exemplo, manter portas e janelas fechadas durante o uso e proteger o local contra o sol e o calor, por meio de cortinas e persianas são pontos positivos.

A manutenção deve também estar em dia, salientou Magalhães, tendo em vista que filtros limpos e revisões periódicas evitam perda de eficiência.

Escolha da temperatura

De acordo com Magalhães, uma temperatura entre 23 e 25 graus no controle remoto é adequada para o ser humano e pode ajudar na economia.

“Dá equilíbrio para que a pessoa sinta um ambiente mais confortável e também faz bem à saúde. Vai ser uma temperatura de conforto térmico para o ambiente”.

Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura, maior vai ser o consumo de energia.

“A temperatura na faixa de 16 graus a 20 graus vai consumir muita energia e acaba causando um desconforto térmico, o ar fica muito seco no ambiente, há baixa umidade do ar”.

Outra dica dada pelo especialista em P&D é utilizar a função “Sono” do ar-condicionado, que estabelece uma temperatura mais equilibrada durante a noite.

“A temperatura vai aumentando de maneira gradual e, ao despertar, o nível de consumo do aparelho vai estar bem mais baixo, sem impacto na conta de energia”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 10:23h • 20 de janeiro de 2026

Prestação de contas: APDESP apresenta dados financeiros para garantir lisura administrativa

APDESP publica Demonstração do Resultado do Exercício com detalhamento de receitas, despesas e fontes de recursos, reforçando compromisso com a lisura administrativa

Descrição da imagem

Educação • 10:11h • 20 de janeiro de 2026

USP tem 7 mil vagas em cursos de verão na área de filosofia, ciências humanas e literatura

As aulas são gratuitas, on-line e abertas para todos os interessados; as inscrições já cxomeçaram e as vagas serão distribuídas por meio de sorteio

Descrição da imagem

Mundo • 09:47h • 20 de janeiro de 2026

IPVA 2026: vence nesta terça (20) pagamento com desconto ou 1ª parcela da placa final 7

O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido

Descrição da imagem

Saúde • 08:53h • 20 de janeiro de 2026

Anvisa determina recolhimento e suspensão de produtos alimentícios contendo glitter

Empresa anunciava itens irregulares em plataformas de vendas on-line

Descrição da imagem

Saúde • 08:31h • 20 de janeiro de 2026

Vacina da dengue do Instituto Butantan previne contra todos os tipos da doença

Imunizante que é o primeiro do mundo em dose única começou a ser aplicado no domingo (18)

Descrição da imagem

Economia • 08:10h • 20 de janeiro de 2026

Assis e região somam milhões com terceiro repasse de ICMS do ano

Terceira transferência de 2026 soma recursos expressivos para Assis e municípios vizinhos, com destaque para arrecadação crescente no início do ano

Descrição da imagem

Política • 07:31h • 20 de janeiro de 2026

Mitos e verdades sobre concursos em ano eleitoral esclarecem cenário de 2026

Especialista explica o que a lei permite, o que fica vedado e por que informações equivocadas geram insegurança entre concurseiros

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 21:19h • 19 de janeiro de 2026

Caso ET de Varginha: nota de repúdio questiona narrativa e método do documentário

Manifesto de Vitório Pacaccini questiona acusações exibidas em documentário e reforça debate sobre desconstrução da narrativa histórica

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar