• Parque temático em Atibaia terá atrações baseadas no Sítio do Picapau Amarelo
  • Missas em sufrágio pela alma do Papa Francisco serão celebradas em Assis nesta segunda-feira
  • Festa de 120 anos em Maracaí: shows, diversão e o aguardado lançamento do Rodeio Fest
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:11h • 08 de fevereiro de 2025

Sachês de nicotina favorecem o câncer e viciam, diz especialista

Produtos não são alternativa segura ao cigarro

Agência Brasil | Foto: Governo Mato Grosso do Sul/Divulgação

Os sachês de nicotina não são regulamentados no Brasil.
Os sachês de nicotina não são regulamentados no Brasil.

Especialistas em câncer e tabagismo alertam que os sachês de nicotina não são uma boa alternativa para quem quer parar de fumar ou usar um produto menos nocivo do que o cigarro. Os pouches ou snus, como são mais conhecidos, contêm nicotina sintética ou extraída do tabaco, em concentrações que vão de 6miligramas (mg) a 25mg por sachê, o que é bastante superior ao cigarro, que tem cerca de 1mg por unidade.

Diferentemente do cigarro ou do vape, esse produto não é fumado, e sim colocado entre a gengiva e os lábios, liberando a nicotina diretamente na boca, o que pode causar a impressão de ser menos prejudicial. Mas isso não é verdade, de acordo com a consultora na área de tabagismo da Fundação do Câncer, Milena Maciel:

"A mucosa oral tem muitos vasos, então a velocidade de absorção é mais rápida. Aí ela chega mais rápido no cérebro e no sangue", explica a especialista.

Além de ser extremamente viciante - por interferir nos neurotransmissores que causam a sensação de prazer - a nicotina é um estimulante cerebral. Por isso, assim que o efeito imediato passa, é comum que o usuário se sinta ansioso ou irritado, o que o motiva a tomar uma nova dose. Mas a tolerância do cérebro ao efeito da nicotina aumenta gradativamente e, com o tempo, o usuário acaba precisando de uma dose cada vez maior, para obter o mesmo efeito.

As consequências não são apenas no cérebro. A nicotina favorece a proliferação de células cancerígenas, o que significa que mesmo sem fumaça, e sem os outros componentes do tabaco, os sachês podem aumentar o risco de câncer. “E há outros ingredientes que causam mal à saúde como níquel, cromo, amônio e formaldeído, altamente cancerígeno”, complementa Milena.

A nicotina também eleva a pressão arterial, a frequência dos batimentos e provoca vasoconstrição - um "aperto" nos vasos sanguíneos, o que favorece problemas cardíacos. E por causa do seu modo de absorção, os sachês ainda podem causar problemas bucais, como ressecamento da mucosa, gengivite, cáries, e até a perda dos dentes.

Apesar de produtos a base de nicotina - como adesivos e gomas de mascar - serem utilizados como adjuvantes no tratamento contra o tabagismo, inclusive pelo Sistema Único de Saúde, a Fundação do Câncer também alerta que os sachês não devem ser considerados como opção.

"Quando você faz um tratamento, os profissionais sabem qual a dosagem exata que tem que ser tomada e quanto tempo você tem que usar e tem um tratamento terapêutico em paralelo a isso. Então existe todo um protocolo que já foi comprovado que faz a pessoa parar de fumar. Não é porque a nicotina está sendo usada ali, que ela pode ser usada de qualquer jeito", explica Milena.

Regulamentação

Os sachês de nicotina não são regulamentados no Brasil, mas podem ser comprados facilmente pela internet. Em janeiro, a Vigilância Sanitária do Mato Grosso do Sul apreendeu mais de 2 mil pouches que tinham sido enviados pelos Correios. Para atrair compradores, os vendedores destacam que esse é um produto discreto, que pode ser usado em qualquer lugar e apelam para argumentos semelhantes aos usados com os cigarros eletrônicos: que ele não gera fumaça nem mal cheiro, e tem diversos sabores.

Para a consultora da Fundação do Câncer, isso aumenta ainda mais o perigo:

"Tem crianças e adolescentes usando. Pessoas que nunca pensaram em fumar, estão achando bonito e querendo experimentar. Até porque eles vêm numa caixinha bonitinha né? Com sabores diferentes... Parece até uma coisa "high tech", moderna".

Milena Maciel defende que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abra um processo regulatório para o produto, e também proíba a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda dos sachês, a exemplo do que fez com os vapes no ano passado.

A Anvisa informou que as bolsas de nicotina enquadram na legislação como produtos fumígenos e são produtos sujeitos a vigilância sanitária. "No Brasil não existem produtos registrados que possam ser regularmente comercializados, de maneira que a importação e comercialização é irregular e sujeita seus agentes às responsabilidades legais."

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:28h • 21 de abril de 2025

Parque temático em Atibaia terá atrações baseadas no Sítio do Picapau Amarelo

Em 2025, o novo parque temático celebra o legado de Monteiro Lobato, trazendo histórias e personagens icônicos do Sítio do Picapau Amarelo para Atibaia (SP)

Descrição da imagem

Cidades • 16:34h • 21 de abril de 2025

Missas em sufrágio pela alma do Papa Francisco serão celebradas em Assis nesta segunda-feira

Programação inclui celebrações nas paróquias de Assis, com destaque para a missa às 19h na Catedral Diocesana e às 19h30 na Paróquia São Judas Tadeu

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:08h • 21 de abril de 2025

Festa de 120 anos em Maracaí: shows, diversão e o aguardado lançamento do Rodeio Fest

Nos dias 2 e 3 de maio, a cidade celebra seu aniversário com grandes shows e o lançamento do Maracaí Rodeio Fest 2025

Descrição da imagem

Esporte • 15:38h • 21 de abril de 2025

Circuito Mais Mulher 2025: termos e gírias das corridas de rua que você precisa conhecer

Prepare-se para a edição 2025 do Circuito Mais Mulher com um glossário completo das gírias e expressões populares entre corredores. Saiba o que significa “pace”, “core”, “pipoca” e outros termos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:25h • 21 de abril de 2025

Atrações imperdíveis para o Dia do Trabalhador: Cinema 7D e Trenzinho Pankadão em Cândido Mota

Em celebração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura oferece diversão gratuita para a comunidade nos dias 2 e 3 de maio

Descrição da imagem

Cidades • 14:51h • 21 de abril de 2025

3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Cândido Mota e fortalece a democracia nesta sexta-feira

Conferência de 25 de abril traz um espaço de participação ativa para fortalecer os direitos e a cidadania das pessoas idosas

Descrição da imagem

Variedades • 14:11h • 21 de abril de 2025

Por que a brincadeira de ‘mamãe’ com bebês reborn incomoda tanto a sociedade?

Bebês reborn: o fenômeno que reflete a nostalgia e os preconceitos da sociedade moderna

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:53h • 21 de abril de 2025

Curso capacita prefeituras para a criação de projetos urbanos sustentáveis

Inscrições abertas até sexta-feira, 25 de abril para municípios que buscam aprimorar práticas de desenvolvimento urbano integrado com foco na sustentabilidade

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025