• Feira do Rock reúne diferentes gerações em Assis e destaca novos talentos musicais
  • 23% das crianças e adolescentes dizem ter sofrido violência sexual na internet
  • Semana em Assis será marcada por variação de temperaturas e pancadas de chuva na terça-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:11h • 08 de fevereiro de 2025

Sachês de nicotina favorecem o câncer e viciam, diz especialista

Produtos não são alternativa segura ao cigarro

Agência Brasil | Foto: Governo Mato Grosso do Sul/Divulgação

Os sachês de nicotina não são regulamentados no Brasil.
Os sachês de nicotina não são regulamentados no Brasil.

Especialistas em câncer e tabagismo alertam que os sachês de nicotina não são uma boa alternativa para quem quer parar de fumar ou usar um produto menos nocivo do que o cigarro. Os pouches ou snus, como são mais conhecidos, contêm nicotina sintética ou extraída do tabaco, em concentrações que vão de 6miligramas (mg) a 25mg por sachê, o que é bastante superior ao cigarro, que tem cerca de 1mg por unidade.

Diferentemente do cigarro ou do vape, esse produto não é fumado, e sim colocado entre a gengiva e os lábios, liberando a nicotina diretamente na boca, o que pode causar a impressão de ser menos prejudicial. Mas isso não é verdade, de acordo com a consultora na área de tabagismo da Fundação do Câncer, Milena Maciel:

"A mucosa oral tem muitos vasos, então a velocidade de absorção é mais rápida. Aí ela chega mais rápido no cérebro e no sangue", explica a especialista.

Além de ser extremamente viciante - por interferir nos neurotransmissores que causam a sensação de prazer - a nicotina é um estimulante cerebral. Por isso, assim que o efeito imediato passa, é comum que o usuário se sinta ansioso ou irritado, o que o motiva a tomar uma nova dose. Mas a tolerância do cérebro ao efeito da nicotina aumenta gradativamente e, com o tempo, o usuário acaba precisando de uma dose cada vez maior, para obter o mesmo efeito.

As consequências não são apenas no cérebro. A nicotina favorece a proliferação de células cancerígenas, o que significa que mesmo sem fumaça, e sem os outros componentes do tabaco, os sachês podem aumentar o risco de câncer. “E há outros ingredientes que causam mal à saúde como níquel, cromo, amônio e formaldeído, altamente cancerígeno”, complementa Milena.

A nicotina também eleva a pressão arterial, a frequência dos batimentos e provoca vasoconstrição - um "aperto" nos vasos sanguíneos, o que favorece problemas cardíacos. E por causa do seu modo de absorção, os sachês ainda podem causar problemas bucais, como ressecamento da mucosa, gengivite, cáries, e até a perda dos dentes.

Apesar de produtos a base de nicotina - como adesivos e gomas de mascar - serem utilizados como adjuvantes no tratamento contra o tabagismo, inclusive pelo Sistema Único de Saúde, a Fundação do Câncer também alerta que os sachês não devem ser considerados como opção.

"Quando você faz um tratamento, os profissionais sabem qual a dosagem exata que tem que ser tomada e quanto tempo você tem que usar e tem um tratamento terapêutico em paralelo a isso. Então existe todo um protocolo que já foi comprovado que faz a pessoa parar de fumar. Não é porque a nicotina está sendo usada ali, que ela pode ser usada de qualquer jeito", explica Milena.

Regulamentação

Os sachês de nicotina não são regulamentados no Brasil, mas podem ser comprados facilmente pela internet. Em janeiro, a Vigilância Sanitária do Mato Grosso do Sul apreendeu mais de 2 mil pouches que tinham sido enviados pelos Correios. Para atrair compradores, os vendedores destacam que esse é um produto discreto, que pode ser usado em qualquer lugar e apelam para argumentos semelhantes aos usados com os cigarros eletrônicos: que ele não gera fumaça nem mal cheiro, e tem diversos sabores.

Para a consultora da Fundação do Câncer, isso aumenta ainda mais o perigo:

"Tem crianças e adolescentes usando. Pessoas que nunca pensaram em fumar, estão achando bonito e querendo experimentar. Até porque eles vêm numa caixinha bonitinha né? Com sabores diferentes... Parece até uma coisa "high tech", moderna".

Milena Maciel defende que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abra um processo regulatório para o produto, e também proíba a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda dos sachês, a exemplo do que fez com os vapes no ano passado.

A Anvisa informou que as bolsas de nicotina enquadram na legislação como produtos fumígenos e são produtos sujeitos a vigilância sanitária. "No Brasil não existem produtos registrados que possam ser regularmente comercializados, de maneira que a importação e comercialização é irregular e sujeita seus agentes às responsabilidades legais."

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 18:48h • 15 de setembro de 2025

Cannabis medicinal ganha espaço no esporte como aliada na recuperação muscular

Canabidiol (CBD) é permitido pela Agência Mundial Antidopagem e pode auxiliar na regeneração física quando usado com acompanhamento médico

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:30h • 15 de setembro de 2025

Feira do Rock reúne diferentes gerações em Assis e destaca novos talentos musicais

3ª edição do evento apresentou repertório que foi do rock nacional dos anos 80 ao som pesado do Voidred, com espaço também para gastronomia, vinil e carros antigos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:08h • 15 de setembro de 2025

Falta de diversidade genética pode prejudicar estratégia de conservação do mico-leão-preto

Estudo alerta que a perda de variabilidade entre os animais criados em cativeiro ameaça a viabilidade da espécie e indica a necessidade de introduzir novos indivíduos vindos da natureza

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:50h • 15 de setembro de 2025

Expo Cristã: SP lança 2ª edição do Guia Turístico Evangélico

Publicação reúne 41 atrativos de 17 municípios paulistas. Estande da Secretaria também promove eventos religiosos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:10h • 15 de setembro de 2025

Taxa de suicídio entre jovens cresce 6% ao ano no Brasil, alerta ICDS

No Setembro Amarelo, instituto reforça protocolos hospitalares para prevenção, atendimento humanizado e proteção à vida

Descrição da imagem

Educação • 15:37h • 15 de setembro de 2025

Inscrições prorrogadas para 1,3 mil vagas em cursos gratuitos e profissionalizantes no Trampolim

Os cursos ofertados são para as áreas de administração, negócios, idiomas, beleza, gastronomia, moda, eventos, marketing e construção civil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:03h • 15 de setembro de 2025

Palmital abre credenciamento para projetos musicais em 2025

Cadastro cria banco de talentos para futuras contratações em eventos culturais do município

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:49h • 15 de setembro de 2025

23% das crianças e adolescentes dizem ter sofrido violência sexual na internet

Governo do Brasil, em parceria com ONU e fundação norte-rio-grandense, divulga estudo que mapeia avanços e desafios na proteção infantojuvenil no ambiente digital e lança Banco de Boas Práticas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?