• Condomínios residenciais podem proibir Airbnb? Entenda o que diz a Justiça
  • Chinelos no lixo e barulho nas redes: por que a polêmica da Havaianas deve durar pouco
  • Arrecadação de caminhada do FEMA Running beneficia associação filantrópica de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:11h • 02 de dezembro de 2024

Rota do samba quer atrair turistas estrangeiros para subúrbio carioca

Roteiro inclui locais ligados à história do samba em Oswaldo Cruz

Agência Brasil | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo a Embratur, o objetivo é promover este patrimônio cultural brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país, promovendo assim a economia local.
Segundo a Embratur, o objetivo é promover este patrimônio cultural brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país, promovendo assim a economia local.

O bairro de Oswaldo Cruz é um local simbólico do samba carioca. Terra da Portela e do ícone Candeia, a região da zona norte carioca fará parte de uma nova rota turística da cidade do Rio de Janeiro, que busca, entre seus objetivos, atrair visitantes estrangeiros.

O Caminho do Samba será lançado nesta segunda-feira (2), Dia Nacional do Samba, pela Embratur, a agência brasileira de promoção internacional do turismo, e pela prefeitura da capital fluminense.

A rota destaca dez locais conectados à história dessa expressão cultural carioca situados no bairro, entre eles a quadra da Portela, a estação de trem de Oswaldo Cruz e a feira das Yabás (que reúne comidas típicas e rodas de samba nos segundos domingos de cada mês), além das casas de Candeia, Tia Doca e Dona Ester.

“Quase todos os bens da gente são simbólicos, são imateriais. Aqui não tem um castelo. E essa Rota do Samba é legal porque as pessoas vão visitar e conhecer a história, uma história que não é contada. Ela demarca determinados lugares que são tão importantes, quanto Oswaldo Cruz é, para a história da música brasileira”, afirma o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, curador da Rota do Samba.

Segundo a Embratur, o objetivo é promover este patrimônio cultural brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país, promovendo assim a economia local.

“A gente fez capacitação de guias e estudantes de turismo, que foram treinados para representar as rotas e o afroturismo, reforçando o papel cultural e econômico do samba e promovendo a economia local”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Segundo ele, foram desenvolvidos mapas interativos, audioguias e roteiros bilíngues autoguiados, além de aplicações de realidade aumentada. “E teremos passeios gratuitos guiados para estrangeiros, permitindo vivências autênticas pelas rotas do samba, com suporte de audioguias e narrativas históricas acessíveis por QR codes”, explicou Freixo.

Placas informativas com QR Codes do Projeto Aqui tem História junto com o Rio de Memórias tornarão acessível e perene no percurso das rotas esse conteúdo da curadoria sendo disponibilizados QRcodes para acesso aos textos e histórias de cada ponto histórico.

“A rota é incrível e vai a lugares onde muito pouca gente sabe da história, como o Bar do Nozinho, onde ninguém imagina que Walt Disney tomou uma cerveja com Paulo da Portela e tirou dali a inspiração para criar o personagem Zé Carioca”, contou Marcelo Freixo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:40h • 22 de dezembro de 2025

Condomínios residenciais podem proibir Airbnb? Entenda o que diz a Justiça

Decisão em Goiânia reforça que direito do proprietário não é absoluto e deve respeitar a função social e as regras coletivas do condomínio

Descrição da imagem

Educação • 19:39h • 22 de dezembro de 2025

Presentes que educam: livros ajudam na alfabetização infantil desde cedo

Leitura compartilhada fortalece a alfabetização, amplia o vocabulário e cria vínculos afetivos desde os primeiros anos

Descrição da imagem

Política • 18:45h • 22 de dezembro de 2025

Chinelos no lixo e barulho nas redes: por que a polêmica da Havaianas deve durar pouco

Especialista avalia que reação política a campanha com Fernanda Torres gera ruído pontual e não deve alterar a força da marca

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:22h • 22 de dezembro de 2025

Ciência avança e identifica alterações cerebrais ligadas à síndrome de Tourette

Pesquisa inédita aponta redução de interneurônios nos gânglios da base e abre caminho para tratamentos mais precisos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:38h • 22 de dezembro de 2025

Arrecadação de caminhada do FEMA Running beneficia associação filantrópica de Assis

Arrecadação das inscrições foi destinada à Associação Filantrópica Nosso Lar, que acolhe cerca de 40 idosos em regime de longa permanência

Descrição da imagem

Cidades • 17:12h • 22 de dezembro de 2025

Interior paulista vive clima natalino com destaques em Assis, Maracaí e Tupã

Decorações, espetáculos gratuitos e atrações culturais movimentam cidades do interior paulista entre dezembro e janeiro

Descrição da imagem

Economia • 16:51h • 22 de dezembro de 2025

Férias escolares, calor e festas elevam consumo de energia em dezembro; como evitar desperdícios

Com mais pessoas em casa e aparelhos ligados por mais tempo, práticas simples ajudam a controlar a conta de luz no fim do ano

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:16h • 22 de dezembro de 2025

Rotas da Cachaça destacam grandes produtores paulistas e impulsionam turismo no interior

Iniciativa do Governo de São Paulo reúne oito circuitos em 65 municípios e valoriza produtores tradicionais e premiados de cachaça, fortalecendo o turismo rural, a economia criativa e a identidade cultural paulista

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025