• Polícia Civil investiga uso clandestino de medicamento em centros estéticos de Assis
  • Assis terá fim de semana com chuva, risco de granizo e alerta para mudanças em eventos abertos
  • Geminídeas 2025 prometem espetáculo de até 120 meteoros por hora no céu do Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:11h • 02 de dezembro de 2024

Rota do samba quer atrair turistas estrangeiros para subúrbio carioca

Roteiro inclui locais ligados à história do samba em Oswaldo Cruz

Agência Brasil | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo a Embratur, o objetivo é promover este patrimônio cultural brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país, promovendo assim a economia local.
Segundo a Embratur, o objetivo é promover este patrimônio cultural brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país, promovendo assim a economia local.

O bairro de Oswaldo Cruz é um local simbólico do samba carioca. Terra da Portela e do ícone Candeia, a região da zona norte carioca fará parte de uma nova rota turística da cidade do Rio de Janeiro, que busca, entre seus objetivos, atrair visitantes estrangeiros.

O Caminho do Samba será lançado nesta segunda-feira (2), Dia Nacional do Samba, pela Embratur, a agência brasileira de promoção internacional do turismo, e pela prefeitura da capital fluminense.

A rota destaca dez locais conectados à história dessa expressão cultural carioca situados no bairro, entre eles a quadra da Portela, a estação de trem de Oswaldo Cruz e a feira das Yabás (que reúne comidas típicas e rodas de samba nos segundos domingos de cada mês), além das casas de Candeia, Tia Doca e Dona Ester.

“Quase todos os bens da gente são simbólicos, são imateriais. Aqui não tem um castelo. E essa Rota do Samba é legal porque as pessoas vão visitar e conhecer a história, uma história que não é contada. Ela demarca determinados lugares que são tão importantes, quanto Oswaldo Cruz é, para a história da música brasileira”, afirma o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, curador da Rota do Samba.

Segundo a Embratur, o objetivo é promover este patrimônio cultural brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país, promovendo assim a economia local.

“A gente fez capacitação de guias e estudantes de turismo, que foram treinados para representar as rotas e o afroturismo, reforçando o papel cultural e econômico do samba e promovendo a economia local”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Segundo ele, foram desenvolvidos mapas interativos, audioguias e roteiros bilíngues autoguiados, além de aplicações de realidade aumentada. “E teremos passeios gratuitos guiados para estrangeiros, permitindo vivências autênticas pelas rotas do samba, com suporte de audioguias e narrativas históricas acessíveis por QR codes”, explicou Freixo.

Placas informativas com QR Codes do Projeto Aqui tem História junto com o Rio de Memórias tornarão acessível e perene no percurso das rotas esse conteúdo da curadoria sendo disponibilizados QRcodes para acesso aos textos e histórias de cada ponto histórico.

“A rota é incrível e vai a lugares onde muito pouca gente sabe da história, como o Bar do Nozinho, onde ninguém imagina que Walt Disney tomou uma cerveja com Paulo da Portela e tirou dali a inspiração para criar o personagem Zé Carioca”, contou Marcelo Freixo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:40h • 12 de dezembro de 2025

Lixo espacial: estudo brasileiro revela onde colisões são mais prováveis e por quê

Pesquisa mapeia regiões sensíveis, mostra como alterações mínimas podem causar impactos e reforça alerta global sobre a síndrome de Kessler

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 19:29h • 12 de dezembro de 2025

Você sabe o que é staycation? Tendência cresce no Brasil e redefine o jeito de viajar

Modelo de descanso perto de casa ganha força com estadias curtas, preços mais acessíveis e aumento do turismo regional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 12 de dezembro de 2025

Dívida do cônjuge pode atingir patrimônio familiar, veja o que muda com decisão do STJ

Especialista explica como o regime de bens influencia na execução de dívidas, quais modelos oferecem maior proteção e como agir ao descobrir obrigações desconhecidas do cônjuge

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:33h • 12 de dezembro de 2025

Palmitalense Pedro Tirolli integra elenco da cinebiografia “Chorão: Só os Loucos Sabem” na CCXP25

Ator interpreta Champignon em todas as fases do filme e revela preparo especial para o papel durante participação nos palcos do evento

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:06h • 12 de dezembro de 2025

SP anuncia programa voltado ao turismo da terceira idade

Novo programa Turismo 60+ oferecerá roteiros completos e gratuitos pelo Estado para viajantes acima de 60 anos

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:50h • 12 de dezembro de 2025

Planetário fixo da Urânia abre em dezembro e promete experiências imersivas para crianças

Espaço abre ao público em 18 de dezembro com programação educativa voltada para crianças, famílias e escolas da região de BH

Descrição da imagem

Mundo • 16:14h • 12 de dezembro de 2025

Parada na rodovia exige atenção redobrada nas festas, veja recomendações da Entrevias

Concessionária alerta que interrupções por pane ou pneu furado exigem procedimentos corretos para evitar acidentes, especialmente no movimento intenso de dezembro e janeiro

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:32h • 12 de dezembro de 2025

Concurso de Dramaturgia abre inscrições gratuitas e premiará cinco obras em 2026

Seleção gratuita recebe textos até 2 de março de 2026 e premiará cinco obras originais de estudantes paulistas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025