Cidades • 09:23h • 01 de outubro de 2025
Risco de queimadas aumenta e Defesa Civil emite alerta em SP
Calor intenso e baixa umidade do ar favorecem rápida propagação do fogo em áreas de vegetação seca
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que até sexta-feira (3) a combinação de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar aumenta significativamente o risco de incêndios florestais e queimadas nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Bauru, Campinas, Sorocaba, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba.
De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil, essas regiões permanecem em nível de emergência, a classificação mais grave dentro da escala de quatro estágios (baixo, alto, alerta e emergência).
A Sala de Situação SP Sem Fogo segue monitorando as condições climáticas e os focos de incêndio, emitindo boletins preditivos que permitem antecipar em até um dia as ações de prevenção e combate. Com base nessas informações, é possível remanejar brigadistas e concentrar equipamentos nos horários mais críticos, otimizando a resposta às ocorrências.
O cenário meteorológico favorece a rápida propagação do fogo, sobretudo em áreas com vegetação seca, rasteira e pastagens. Além dos impactos ambientais, as queimadas representam risco à saúde da população, provocando problemas respiratórios e agravando doenças crônicas.
Orientações à população
- Não utilize fogo para limpeza de terrenos, pastagens ou áreas agrícolas.
- Não jogue bitucas de cigarro em áreas de vegetação.
- Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
- Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita