• Relatório da OMS aponta impacto global da solidão na saúde
  • Santa Casa de Assis adota IA inédita para transformar gestão e reforçar sustentabilidade hospitalar
  • Assis realiza o 4º Pedal Solidário no domingo (30) com programação esportiva e ação social
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:29h • 27 de novembro de 2025

Relatório da OMS aponta impacto global da solidão na saúde

Documento alerta para quase 1 milhão de mortes anuais e destaca necessidade de políticas públicas para reduzir isolamento social

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: Arquivo Âncora1

A falta de contato social pode ativar respostas de estresse que afetam sistemas endócrino, imune e cardiovascular, gerando alterações hormonais e processos inflamatórios ligados a doenças crônicas.
A falta de contato social pode ativar respostas de estresse que afetam sistemas endócrino, imune e cardiovascular, gerando alterações hormonais e processos inflamatórios ligados a doenças crônicas.

A solidão tem se tornado um problema crescente de saúde pública em todo o mundo. Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase 1 milhão de pessoas morrem por ano devido às consequências da falta de vínculos sociais — o equivalente a cerca de 100 mortes por hora. O documento reúne evidências sobre como as conexões humanas influenciam o bem-estar físico e emocional e reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para o tema.

O estudo mostra que aproximadamente uma em cada seis pessoas no planeta enfrenta solidão, seja por morar sozinha, por limitações de saúde, barreiras estruturais ou falta de acesso à tecnologia. A OMS diferencia solidão — um sentimento de desconexão — de isolamento social, que é a ausência real de contato e relações no dia a dia.

Embora muitas vezes associada à velhice, a solidão afeta todas as idades. Estimativas citadas pela OMS indicam que 21% dos adolescentes entre 13 e 17 anos e 17,4% dos jovens de 18 a 29 anos relatam sentir-se solitários. Em países de baixa renda, o quadro é ainda mais grave, atingindo uma em cada quatro pessoas. Migrantes, pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+ estão entre os grupos que enfrentam maiores barreiras para criar vínculos.

O isolamento também está relacionado a comportamentos prejudiciais, como sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e baixa adesão a tratamentos médicos. Estudos mencionados pelo psiquiatra Luiz Zoldan, do Hospital Israelita Albert Einstein, apontam que morar sozinho aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, transtornos de ansiedade e depressão, além de acelerar o declínio cognitivo. Segundo ele, manter relações sociais fortes pode elevar em até 50% as chances de sobrevivência em comparação com pessoas isoladas.

A ciência também demonstra impactos diretos no organismo. A ausência de interação social pode ativar respostas de estresse que afetam os sistemas imunológico, endócrino e cardiovascular, provocando alterações hormonais e processos inflamatórios associados a doenças crônicas. Para a OMS, fortalecer laços sociais não é apenas uma questão individual: é uma estratégia essencial para construir comunidades mais saudáveis e deve ser tratada como prioridade nas políticas de saúde pública.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 11:01h • 27 de novembro de 2025

34,4 mil alunos são chamados para provas do Prontos pro Mundo

Avaliação de proficiência de língua inglesa será aplicada nas próprias escolas até sexta-feira (28)

Descrição da imagem

Economia • 10:37h • 27 de novembro de 2025

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência

Descrição da imagem

Saúde • 10:15h • 27 de novembro de 2025

Saúde anuncia compra de 1,8 milhão de doses contra vírus sincicial

Primeiro lote começa a ser distribuído aos estados ainda em novembro

Descrição da imagem

Educação • 09:04h • 27 de novembro de 2025

Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP

Endereço em que o participante fará o exame está disponível no site oficial do processo seletivo; avaliação será realizada no dia 30, em unidades de ensino de todo o estado

Descrição da imagem

Mundo • 08:43h • 27 de novembro de 2025

Censo 2022: IBGE atualiza mapa e Brasil registra 65 mil localidades a mais que em 2010

Entre o Censo de 2010 e o 2022, o número de localidades mapeadas saltou de 21.886 para 87.362. A localidade é “todo lugar do Território Nacional onde há um aglomerado permanente de habitantes”

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:20h • 27 de novembro de 2025

Protocolo Não se Cale é ampliado para academias e clínicas em SP

Com apenas dois anos, Protocolo para combate à violência contra a mulher já capacitou mais de 128 mil profissionais em curso oferecido em parceria com Univesp e Procon

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 08:01h • 27 de novembro de 2025

Santa Casa de Assis adota IA inédita para transformar gestão e reforçar sustentabilidade hospitalar

Instituição filantrópica implanta solução baseada em IA para otimizar processos, reduzir custos e modernizar práticas de gestão hospitalar

Descrição da imagem

Saúde • 07:57h • 27 de novembro de 2025

Butantan desmente 10 Fake News sobre a vacina do HPV

Vacina previne contra vários tipos de câncer, não causa doenças e é indicada para meninas e meninos acima de 9 anos para evitar problemas futuros

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?