Policial • 13:39h • 01 de fevereiro de 2025
Relato emocionante de resgate no metrô de SP: 'Achei que íamos morrer'
Com coragem e solidariedade, policial militar e civis ajudaram dezenas de pessoas a sobreviver à enxurrada na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna
Da Redação | Com informações da SSP-SP | Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (24), o metrô Jardim São Paulo-Ayrton Senna, na zona norte de São Paulo, foi palco de um drama vivido por várias pessoas devido às intensas chuvas que alagaram a estação. Grazielle Feitosa, 24 anos, e seu filho Samuel, de 8, estavam entre as vítimas que enfrentaram momentos de pânico e desespero. “Meu filho estava se afogando. Pulei na água e consegui puxá-lo pela alça da mochila, até bati as costas na catraca. Quando não tinha mais forças, o policial apareceu para nos ajudar", relatou Grazielle, lembrando a tensão que viveu antes de ser salva.
O soldado Alexandre Valério, do 9º Batalhão Metropolitano, que aguardava o início do expediente na estação, foi um dos primeiros a perceber o caos e, sem hesitar, se lançou para ajudar as vítimas. “A água já estava na altura da cintura em alguns pontos. Minha única preocupação era garantir que não havia ninguém debaixo d'água”, contou o policial, que logo começou a resgatar as pessoas que se agarravam ao corrimão, catracas e grades, tentando escapar da força da correnteza.
Mas o resgate não se limitou a Grazielle e Samuel. A bancária Patrícia Souza, de 32 anos, também estava entre os ilhados, e foi ela quem enviou uma mensagem de socorro ao marido, o cabo Eduardo Ribeiro. Juntamente com outros policiais, Ribeiro e os colegas Marco Antônio Araújo e Vinícius Galindo chegaram ao local, onde a situação era desesperadora. “Eu via as pessoas sendo arrastadas e achei que eu fosse a próxima”, disse Patrícia, ainda assustada. Apesar dos riscos e dos obstáculos, como caixotes e pedaços de madeira levados pela correnteza, todos os 40 resgatados foram salvos. Graças ao empenho dos policiais, ninguém morreu afogado.
“Quando vi minha esposa bem e salva, me deu alívio. Só me deu mais forças para continuar”, afirmou o cabo Ribeiro, com um olhar de gratidão. A atitude heroica dos policiais e a união das pessoas naquele momento de crise geraram um sentimento de orgulho e união. Muitas vítimas agradeceram os heróis do dia, que, com coragem e dedicação, salvaram vidas em meio ao caos da enchente.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor