Economia • 11:05h • 25 de julho de 2024
Redução de tarifas da Sabesp começa a ser aplicada após desestatização
Novos valores beneficiam consumidores com foco especial em famílias socialmente vulneráveis
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
As tarifas reduzidas da Sabesp, previstas no novo contrato de concessão, começaram a vigorar imediatamente após a desestatização, celebrada nesta terça-feira (23). A medida abrange todos os consumidores da companhia, com reduções significativas nas faixas de consumo básico.
“A desestatização da Sabesp foi concluída com absoluto sucesso, com um objetivo claro: garantir os investimentos necessários para ampliar o acesso a água potável e esgoto coletado e tratado aos municípios atendidos pela companhia, com redução de tarifa e qualidade no serviço. Já começamos a entregar esse compromisso, com a aplicação imediata da nova tarifa reduzida”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
As tarifas social e vulnerável, destinadas a famílias cadastradas no CadÚnico, foram reduzidas em 10% na faixa básica de consumo, beneficiando cerca de 994,6 mil famílias.
Essa redução deve aumentar com a conclusão da automatização do benefício para os inscritos na base do CadÚnico, processo conduzido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsesp). Na categoria residencial, 11,2 milhões de famílias terão um desconto de 1%, enquanto as categorias comercial e industrial terão uma redução de 0,5%, impactando aproximadamente 700 mil ligações.
Para os clientes que tiveram a leitura de consumo realizada até o dia 22 de julho, a conta foi calculada no modelo antigo. A partir do dia 23 de julho, foi implementado um cálculo proporcional: 1 dia na tabela atual e 30 dias na anterior. No dia 24 de julho, são 2 dias na tabela atual e 29 na anterior; no dia 25, são 3 dias na tabela atual, e assim sucessivamente. Essa informação estará disponível na conta, especificando o consumo faturado com a nova tarifa e o anterior.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social