• Operação Carnaval prende quatro com 3,7 kg de cocaína na Raposo Tavares em Assis
  • Domingo de Carnaval em Assis terá Abre Alas com shows, DJs e atrações para crianças
  • Editorial | Quando a barbárie encontra aplauso digital e é validada nas redes sociais
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 11:06h • 05 de janeiro de 2025

Redes de agricultores familiares fortalecem sistemas orgânicos no Brasil

Nos território brasileiro, essas redes têm apresentado crescimento significativo ao longo das últimas décadas e melhorado as condições de vida dos agricultores

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisa da Embrapa analisou a dinâmica de funcionamento desses sistemas
Pesquisa da Embrapa analisou a dinâmica de funcionamento desses sistemas

A participação dos agricultores familiares em redes de sistemas orgânicos tem se consolidado como uma importante inovação social, promovendo inclusão e melhorias nas condições de vida. Nos territórios brasileiro e espanhol, essas redes têm apresentado crescimento significativo ao longo das últimas décadas, com soluções que impactam positivamente a produção e o consumo de alimentos orgânicos.

A pesquisa conduzida por Lucimar Abreu, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, analisou a dinâmica de funcionamento desses sistemas coletivos à luz das políticas públicas que incentivam o setor. “A pesquisa foi conduzida por meio de estudos de casos no Brasil e na Espanha, utilizando técnicas qualitativas construtivistas”, explica Abreu.

Na Espanha, a promoção de sistemas alimentares orgânicos tornou-se prioridade com a adoção de políticas alimentares urbanas pela União Europeia, especialmente após a aprovação do Pacto de Milão em 2015. Muitas cidades espanholas, como Segóvia, em Castilla y León, desenvolveram estratégias baseadas no consumo de alimentos locais e orgânicos. Em Segóvia, o programa “Alimenta ConCiencia” se destaca ao integrar produtores, pesquisadores, comerciantes e restaurantes em uma rede focada na sustentabilidade e na produção ecológica, com metas estabelecidas até 2030.

No Brasil, a pesquisa concentrou-se no Vale do Ribeira, em São Paulo, com foco nos impactos das políticas de compra institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O estudo buscou compreender como essas políticas influenciam a organização social dos agricultores, o funcionamento das redes de produção orgânica e os desafios locais. Segundo Abreu, ajustes são necessários, principalmente no que diz respeito à oferta de assistência técnica adequada e à revisão dos mecanismos que garantam o cumprimento da lei do PNAE, que exige que pelo menos 30% da alimentação escolar seja adquirida da agricultura familiar.

A pesquisadora destaca também a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a transição agroecológica. A falta de suporte técnico impacta diretamente a rede de produção, a organização social e a operacionalização dos programas públicos. Nesse sentido, a assistência técnica especializada em agricultura ecológica é essencial para o sucesso das redes.

Na Espanha, atores-chave entrevistados destacaram que a produção orgânica exige a redefinição dos circuitos de comercialização, transporte e consumo. Há um consenso entre os participantes sobre a necessidade de valorizar circuitos locais de produção e comercialização, com sistemas de certificação participativa. Ademais, os entrevistados enfatizam a importância de reconhecer a diversidade dos estilos de produção ecológica e o pluralismo conceitual entre agricultura orgânica e agroecologia.

Representantes do Ministério da Agricultura da Espanha reforçaram que a agricultura orgânica e a agroecologia têm como objetivos valorizar a produção econômica, promover hábitos alimentares saudáveis e garantir sustentabilidade. Campanhas em defesa de alimentação saudável são mais efetivas na Província de Segóvia do que no Vale do Ribeira, onde essas iniciativas ainda são incipientes.

A participação dos agricultores familiares em redes orgânicas, seja no Brasil ou na Espanha, aponta para soluções sustentáveis, inclusivas e de fácil implementação. Além disso, promove uma reflexão sobre os desafios do modelo convencional de agricultura e a necessidade de apoiar o desenvolvimento de circuitos locais e sustentáveis de produção e consumo de alimentos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 12:29h • 15 de fevereiro de 2026

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

Neoplasias de orofaringe, cabeça e pescoço também foram incluídas

Descrição da imagem

Variedades • 12:01h • 15 de fevereiro de 2026

5 ervas medicinais fáceis de cultivar para aliviar excessos no Carnaval

Especialista orienta sobre cultivo caseiro de plantas como alecrim, boldo e hortelã para uso tradicional em chás

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:38h • 15 de fevereiro de 2026

Oficinas gratuitas de DJ para pessoas com deficiência abrem inscrições em SP

Oficinas de discotecagem começam em 21 de março, no Bom Retiro, com transporte gratuito e aulas adaptadas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:06h • 15 de fevereiro de 2026

Carnaval: pais não devem postar imagens de crianças, diz pesquisador

Presidente da ChildFund diz que violações se elevam no período

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:46h • 15 de fevereiro de 2026

Estudo indica economia de até 16 horas semanais com uso de IA na educação

Estudo com mais de 2.000 escolas indica economia de tempo para professores e aumento de engajamento, mas país ainda carece de diretrizes nacionais específicas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:14h • 15 de fevereiro de 2026

IA ajuda médicos a identificar câncer de pele com mais precisão

Vinculada ao MEC, Universidade Federal do Pampa desenvolveu inteligência artificial que utiliza imagens dermatoscópicas. Sistema alcança cerca de 80% de acertos, com potencial para auxiliar a triagem médica no SUS

Descrição da imagem

Educação • 09:30h • 15 de fevereiro de 2026

MEC revoga edital que previa 5.900 novas vagas de Medicina após resultado do Enamed

Decisão ocorre após Enamed apontar desempenho insatisfatório em 107 cursos avaliados no país

Descrição da imagem

Mundo • 09:08h • 15 de fevereiro de 2026

IPVA 2026: perdi o prazo de janeiro; e agora?

Prazo para quitar IPVA sem multa vai até fevereiro, veja a data de acordo com o final de placa do seu veículo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar