• Maracaí divulga novo cronograma do Arrastão Contra a Dengue; confira os bairros
  • Biblioteca Municipal de Assis recebe evento sobre letramento racial com professora da Unesp
  • Semana começa com tempo firme em Assis, mas pancadas de chuva devem retornar a partir de quarta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 10:47h • 01 de outubro de 2025

Rede de esgoto ainda não chega à maioria das escolas públicas brasileiras

Anuário aponta desigualdades regionais na oferta de infraestutura

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A defasagem não está só na infraestrutura básica, mas está refletida na infraestrutura voltada diretamente à aprendizagem dos alunos.
A defasagem não está só na infraestrutura básica, mas está refletida na infraestrutura voltada diretamente à aprendizagem dos alunos.

O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 apontou desigualdades na oferta de infraestrutura básica das escolas públicas nas diferentes regiões do país, incluindo acesso à água potável, energia elétrica, coleta de lixo, rede pública de esgoto, banheiros e cozinha. Elaborado pela organização Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, o levantamento foi divulgado na última quinta-feira (25), chegando a sua 12ª edição.

Embora 95% das escolas públicas contem com os itens básicos de infraestrutura, há maior carência em dois itens: apenas 48,2% das unidades estão conectadas à rede pública de esgoto, e mais de 20% ainda não têm serviço de coleta de lixo.

No recorte por região, apenas 9,3% das escolas públicas no Norte e 30,8% no Nordeste têm rede pública de esgoto, enquanto o índice chega a 84,7% das unidades do Sudeste, 56,9% no Sul e 47,8% no Centro-Oeste. Mais da metade das escolas do Norte (54%) não tem coleta de lixo, enquanto quase todas as escolas do Sul (97,2%) contam com o serviço.

Para a gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Manoela Miranda, a ausência de infraestrutura básica, além de ser uma questão de dignidade, está diretamente ligada às condições de aprendizagem dos estudantes. Ela pondera que já houve muitos avanços no país quanto à educação, mas há regiões em que a situação permanece crítica.

“Três em cada dez escolas públicas no Acre e em Roraima não têm água potável, é uma situação difícil não ter nem água potável para os estudantes e gestores. Falta energia elétrica em um terço das escolas públicas no Acre e no Amazonas. E a falta de banheiro atinge um quarto das escolas públicas em Roraima”, apontou.

Manoela ressalta que é preciso garantir condições mínimas para que a aula possa acontecer e os estudantes possam ficar na escola.

Na Região Norte, esses fatores operacionais são mais complexos e, segundo a especialista, é importante que as políticas públicas levem em consideração o chamado fator amazônico, ou seja, os custos logísticos e operacionais adicionais que a região impõe.

Equipamentos para ensino

Em relação à infraestrutura voltada à aprendizagem, o anuário mostrou que os equipamentos estão distribuídos de forma desigual também pelas etapas de ensino, além do recorte por região. As bibliotecas e salas de leitura, por exemplo, estão mais presentes em escolas públicas que oferecem os anos finais do ensino fundamental (69,2%) e o ensino médio (86,5%) do que naquelas com turmas de anos iniciais (47,2%).

A presença de laboratório de informática foi registrada em apenas 27% das escolas públicas de anos iniciais do ensino fundamental, em 46,8% das de anos finais, e em 73% das unidades de ensino médio. Já os laboratórios de ciências estavam presentes em apenas 20,3% das escolas públicas de anos finais e, no ensino médio, em 46,9% das unidades.

“Eu destacaria também a mesma desigualdade [no recorte] regional. Se considerar as escolas de ensino médio que têm laboratórios de ciências na Região Norte, esse percentual cai para 40%. Tem estados como Roraima, com 22%, e Acre, com 21%”, disse Manoela.

Ela acrescentou que a defasagem não está só na infraestrutura básica, mas está refletida na infraestrutura voltada diretamente à aprendizagem dos alunos.

Na educação infantil, apenas 41% das escolas públicas tinham parque e 35,3% contavam com área verde dentro da unidade. O material pedagógico infantil chega a 69,6% das escolas.

Considerando o recorte regional, no Norte do país, parques infantis estavam presentes em 11,5% das escolas, área verde em 33% e material pedagógico infantil em 36,5%. No outro extremo do país, no Sul, os percentuais chegaram a 87,4% (parque), 60,6% (área verde) e 95,5% (material).

Aprendizagem

O anuário conclui que, “para que alcance plenamente seus objetivos, a educação pública de qualidade requer infraestrutura básica – como água potável, energia elétrica, banheiros, cozinha, coleta de lixo –, mas também deve dispor de equipamentos voltados ao ensino e à aprendizagem, como salas de leitura, laboratórios e recursos de tecnologia, incluindo acesso à internet.”

Apesar de 95,4% das escolas públicas contarem com acesso à internet, aponta o anuário, somente 44,5% são conectadas de acordo com parâmetros adequados para o uso pedagógico em sala de aula. O documento explica que a situação “limita o uso efetivo nos processos de ensino e aprendizagem”.

Segundo Manoela Miranda, no que diz respeito à aprendizagem, o país ainda tem um longo caminho a percorrer, especialmente quando se olha para o resultado de aprendizagem adequada em matemática e língua portuguesa no ensino médio.

O anuário mostra que apenas 4,5% dos jovens da 3ª série do ensino médio público tinham aprendizagem adequada em matemática e em língua portuguesa. Entre os jovens do 9º ano do ensino fundamental, esse percentual é de somente 13,3%, e, entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental, chega a 37,2%.

“Quero destacar os avanços – especialmente em acesso à educação, conclusão, menor distorção idade-série –, por outro lado, quero destacar a importância desses dados e de se olhar para as desigualdades regionais, socioeconômicas e raciais que existem no país para avançarmos uma educação de qualidade com equidade”, disse.

Para a especialista, o anuário tem importância enquanto demonstração de evidências e base de dados para elaboração de políticas educacionais. “Atualmente, no Congresso [Nacional], tramita o Plano Nacional de Educação, que vai colocar metas e estratégias para o próximo decênio da educação brasileira. É muito importante olharmos para esses dados e os desafios que ainda existem para termos boas metas, ambiciosas mas realistas para a educação que queremos daqui a dez anos.”

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 09:43h • 10 de novembro de 2025

Entrevias reforça orientação: faixa da esquerda deve ser usada apenas para ultrapassagem

Concessionária alerta que o uso incorreto da faixa esquerda aumenta o risco de acidentes e compromete a fluidez no trânsito

Descrição da imagem

Cidades • 09:19h • 10 de novembro de 2025

Maracaí divulga novo cronograma do Arrastão Contra a Dengue; confira os bairros

Ação de limpeza continua nesta semana e percorre diferentes bairros nesta semana

Descrição da imagem

Saúde • 08:53h • 10 de novembro de 2025

Pedrinhas Paulista realiza palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

Evento do Novembro Azul acontece nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, às 19h, no Cine Teatro Municipal “Francesco Pomilio”

Descrição da imagem

Cidades • 08:32h • 10 de novembro de 2025

Palestra do Sebrae em Cândido Mota ensina estratégias para impulsionar as vendas de Natal

Evento gratuito será realizado na segunda-feira, 10 de novembro, às 19h, na Prefeitura de Cândido Mota

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:09h • 10 de novembro de 2025

Biblioteca Municipal de Assis recebe evento sobre letramento racial com professora da Unesp

Evento gratuito com a professora e ativista Dra. Lúcia Helena Oliveira Silva acontece nesta terça-feira, 11 de novembro, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal

Descrição da imagem

Variedades • 07:19h • 10 de novembro de 2025

Semana começa com tempo firme em Assis, mas pancadas de chuva devem retornar a partir de quarta-feira

Após dias de sol e temperaturas agradáveis, a previsão indica instabilidade no meio da semana com possibilidade de trovoadas isoladas

Descrição da imagem

Educação • 20:00h • 09 de novembro de 2025

Redação do Enem 2025 aborda envelhecimento e dignidade humana, avalia Sistema Positivo

Especialistas destacam predomínio de questões sobre ética, direitos humanos, meio ambiente e envelhecimento populacional na redação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:09h • 09 de novembro de 2025

Universal Pictures lança primeiro teaser de “Michael”, cinebiografia sobre o Rei do Pop

Filme estrelado por Jaafar Jackson e dirigido por Antoine Fuqua estreia em abril de 2026 e promete revelar o legado e os bastidores da vida de Michael Jackson

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?