Educação • 14:48h • 02 de julho de 2024
Recuperação semestral: começam as aulas de revisão para estudantes com baixo rendimento
Reforço será de 1º a 5 de julho e de 29 de julho a 2 de agosto; participam alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo
Nesta segunda-feira, 1º de julho, tiveram início as aulas de recuperação para estudantes da rede estadual de São Paulo que apresentaram baixo rendimento no primeiro semestre letivo de 2024.
As aulas são destinadas aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio que obtiveram média abaixo de cinco em quaisquer disciplinas nos dois primeiros bimestres.
Estrutura das Aulas de Recuperação
As aulas de recuperação foram divididas em duas etapas: a primeira ocorre de 1º a 5 de julho, última semana antes das férias de meio de ano, e a segunda etapa será de 29 de julho a 2 de agosto.
Após esse período de reforço, os estudantes serão avaliados em uma prova marcada para 5 de agosto. A nova nota obtida na prova substituirá a menor nota entre os dois bimestres anteriores, ajudando a reduzir defasagens e permitindo que os alunos sigam o ano letivo com um melhor entendimento dos conteúdos.
“Todas as unidades da rede estadual com estudantes com desempenho abaixo da média devem organizar as aulas de revisão. Esse esforço será necessário para que nossos alunos possam seguir o ano letivo mais apropriados dos conteúdos das disciplinas do currículo paulista”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.
Preparação para o Segundo Semestre
Além das aulas de recuperação, o mês de julho também oferece um período de descanso para os alunos.
Entre os dias 9 e 28 de julho, as atividades escolares entrarão em recesso nas 91 diretorias regionais de ensino. As aulas do segundo semestre terão início no dia 29 de julho.
Calendário Escolar
As unidades escolares devem garantir, no mínimo, 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Se o calendário escolar for alterado por qualquer motivo, as atividades suspensas podem ser realizadas em dias alternativos, como aos sábados, durante o recesso escolar ou nas férias.
Essas decisões devem ser discutidas pelo conselho escolar e homologadas pela direção e diretoria de ensino, garantindo que cada unidade tenha a autonomia necessária para definir a melhor data de reposição.
Oportunidade de Reforço em Dezembro
Em dezembro, os estudantes que apresentarem dificuldades no terceiro e quarto bimestres também terão a oportunidade de participar de aulas de reforço e fazer a prova de recuperação antes do fim do ano letivo, assegurando assim que todos tenham a chance de melhorar suas notas e avançar nos estudos.
As aulas de recuperação são uma medida essencial para assegurar que todos os estudantes tenham uma compreensão adequada dos conteúdos e possam progredir academicamente.
A dedicação dos professores e o esforço dos alunos durante esse período serão fundamentais para o sucesso do ano letivo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social