• Dia do Dermatologista: conheça as queixas mais comuns nos consultórios
  • Vagas de emprego em fevereiro: oportunidades abertas em 14 empresas de Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 07:54h • 17 de janeiro de 2025

Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix

Governo editará MP que proíbe diferenciação entre Pix e dinheiro

Agência Brasil | Foto: João Risi/PR

Anúncio do Ministro Fernando Haddad
Anúncio do Ministro Fernando Haddad

Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou o ato normativo que estendeu o monitoramento das transações aos bancos digitais, fintechs e instituições de pagamento. No lugar, o governo editará uma medida provisória (MP) para proibir a cobrança diferenciada por transações em Pix e em dinheiro.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciaram há pouco a revogação da instrução normativa e a edição da medida provisória. A MP também reforçará princípios garantidos pela Constituição nas transações via Pix, como o sigilo bancário e a não cobrança de impostos nas transferências pela modalidade, além de garantir a gratuidade do Pix para pessoas físicas.

“Essa revogação se dá por dois motivos: tirar isso que tristemente virou uma arma nas mãos desses criminosos e inescrupulosos. A segunda razão é não prejudicar a tramitação do ato que será anunciado [a medida provisória]”, explicou Barreirinhas.

Com a edição da MP, nenhum comerciante poderá cobrar preços diferentes entre pagamentos via Pix e em dinheiro, prática que começou a ser detectada nos últimos dias. Para Haddad, a medida provisória extinguirá a onda de fake news em relação à taxação do Pix, que tomou conta das redes sociais desde o início do ano.

“A medida provisória reforça os dois princípios e praticamente equipara o Pix ao pagamento em dinheiro. O que isso significa? Que essas práticas utilizadas hoje com base na fake news de cobrar a mais o que é pago em Pix está vedado. Ou seja, o que cobra em dinheiro poderá cobrar em Pix. Quem quer usar o Pix vai ter que pagar o mesmo valor em dinheiro, sem nenhum acréscimo”, disse Haddad.

O ministro reforçou que a medida provisória, na verdade, reforça princípios já existentes em relação ao Pix, apenas esclarecendo pontos distorcidos por disseminadores de fake news nos últimos dias.

“O Pix estará protegido pelo sigilo, como sempre foi. [O que estamos fazendo] é só a ampliação, o reforço da legislação, para tornar mais claro esses princípios já estão resguardados pela medida provisória. Para evitar a má interpretação, a tentativa de distorcer o intuito da Receita Federal, ela está tomando a medida que o Barreirinhas já anunciou”, explicou Haddad.

“Tudo isso tem um único objetivo: salvaguardar a economia popular, salvaguardar as finanças das pessoas mais pobres, o pequeno comerciante e a dona de casa que vai fazer suas compras, e equiparar o pagamento em Pix ao pagamento em dinheiro”, completou o ministro.

Haddad negou que a revogação do ato seja o reconhecimento da derrota para as fake news. “Pelo contrário. Isso é impedir que esse ato [a instrução normativa] seja usado como justificativa para não votar a MP. Estamos lançando uma medida provisória e queremos que ela seja discutida com sobriedade pelo Congresso Nacional”, justificou.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:30h • 05 de fevereiro de 2025

Empresas não estão preparadas para receber pessoas com deficiência

Despreparo ocorre na maioria das companhias, revela pesquisa

Descrição da imagem

Saúde • 10:13h • 05 de fevereiro de 2025

Diagnóstico de Covid longa passa despercebido nos serviços de saúde

Pacientes não conseguem obter os cuidados necessários, revela pesquisa

Descrição da imagem

Educação • 09:33h • 05 de fevereiro de 2025

Fies 2025: inscrições estão abertas

MEC ofertará mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos para cursos com início no primeiro e no segundo semestres de 2025. Inscrições devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Descrição da imagem

Policial • 09:14h • 05 de fevereiro de 2025

Com reestruturação, Ligue 180 amplia atendimento à mulher

Em 2024, foram realizados mais de 2 mil atendimentos por dia. Houve aumento de 21,6% nas ligações atendidas, na comparação com 2023. Atendimentos pelo WhatsApp também tiveram um salto de 63,4%

Descrição da imagem

Mundo • 08:49h • 05 de fevereiro de 2025

O que não fazer durante enchentes? Veja recomendações da Defesa Civil de SP

Gabinete de crise continua mobilizado para monitorar a situação das chuvas no estado

Descrição da imagem

Educação • 08:23h • 05 de fevereiro de 2025

Educação de SP divulga terceira chamada do Provão Paulista

Matrículas devem ser feitas ainda nesta semana, com datas definidas pela USP, Unesp, Unicamp e Fatecs

Descrição da imagem

Saúde • 08:01h • 05 de fevereiro de 2025

Dia do Dermatologista: conheça as queixas mais comuns nos consultórios

Celebrado em 5 de fevereiro, o Dia do Dermatologista destaca a importância dessa especialidade para a saúde da pele, cabelos e unhas

Descrição da imagem

Mundo • 07:55h • 05 de fevereiro de 2025

Veja dicas do Detran-SP para contratação de transporte escolar neste início de ano

Além da condição dos itens de segurança, os pais e responsáveis devem ficar de olho na regularidade dos documentos do veículo e do condutor

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025