Economia • 15:21h • 01 de abril de 2025
Reajuste de medicamentos em 2025 fica abaixo da inflação; entenda o impacto para a indústria
O reajuste médio dos medicamentos fica abaixo da inflação geral, mas o menor aumento dos últimos sete anos pode afetar investimentos em pesquisa e desenvolvimento
Da Redação | Com informações do Sindusfarma | Foto: Divulgação

O índice de reajuste anual de preços dos medicamentos para 2025 foi divulgado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), com uma variação que vai de 2,60% a 5,06%, sendo o reajuste médio ponderado de 3,48%. Este índice está abaixo da inflação geral do período, que é de 5,06% (variação acumulada do IPCA de março de 2024 a fevereiro de 2025), conforme informado pelo Sindusfarma, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos. O reajuste é o menor dos últimos sete anos, o que pode impactar negativamente os contínuos investimentos do setor em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e na modernização das fábricas.
Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma, destacou que, apesar do controle de preços, o setor farmacêutico continua sendo o único segmento de bens de consumo da economia brasileira a ter preços regulados pelo governo. Segundo ele, a indústria enfrenta dificuldades para equilibrar suas contas, uma vez que, embora o índice de reajuste de medicamentos tenha ficado abaixo da inflação, os custos de produção aumentaram.
Entre os pontos destacados pela Sindusfarma, estão a carga tributária embutida no preço dos medicamentos, que pode atingir até 32% do valor final pago pelo consumidor. Além disso, o Programa Aqui Tem Farmácia Popular, que oferece medicamentos gratuitos como hipertensivos e produtos para diabetes, tem preços de reembolso muito baixos, que não foram ajustados desde a criação do programa.
Mussolini ainda recomendou que os consumidores pesquisem nas farmácias para encontrar as melhores ofertas, já que a grande concorrência entre as empresas farmacêuticas regula os preços. Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs), por exemplo, têm seus preços liberados e estão fora do controle de preços, permitindo variações no mercado.
A fórmula de cálculo do reajuste, como explicada pela CMED, leva em consideração a inflação (IPCA), a produtividade da indústria farmacêutica , custos de produção não captados pelo IPCA, e a concorrência no mercado. Para o ano de 2025, o índice de reajuste foi calculado considerando uma inflação de 5,06% e fatores que variam conforme o nível de concorrência de mercado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor