Educação • 16:23h • 06 de abril de 2025
Ranking espanhol elege a USP como a melhor universidade da América Latina
SCImago Institutions Rankings (SIR) classifica as instituições em 19 diferentes áreas do conhecimento
Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Na 61ª posição, a USP é a instituição de pesquisa latino-americana mais bem classificada no SCImago Institutions Rankings (SIR), ranking espanhol elaborado anualmente pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).
Quando comparada a outras universidades, a USP ocupa a 29ª posição, estando à frente de instituições como a Universidade Yale, Universidade Duke e Universidade de Sydney.
O ranking avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto, que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.
Um diferencial desta classificação é que ela avalia não apenas universidades, mas também outras entidades que realizam pesquisa, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais. Nesta edição, foram avaliadas 9.756 instituições do mundo todo, sendo 5.051 universidades.
Na classificação geral, as três instituições mais bem classificadas foram a Academia de Ciências da China (1º lugar), o Ministério da Educação da República Popular da China (2º lugar) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (3º lugar). Considerando apenas as universidades, a Universidade Harvard ocupa a liderança do ranking, seguida da Universidade da Academia de Ciências da China e da Universidade Tsinghua.
América Latina
No quesito Pesquisa do ranking, os principais critérios estão relacionados a impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras instituições.
Nesse item, a USP é considerada a 33ª instituição de pesquisa e a 17ª universidade do mundo que mais publicou artigos científicos indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo.
No quesito Impacto Social, que analisa a visibilidade na web, a USP obteve a 26ª posição na classificação geral e a 14ª posição entre as universidades.
A USP lidera o ranking latino-americano, seguida pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Argentina), pela Universidade Nacional Autônoma do México (México), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Mais informações sobre esta classificação podem ser obtidas no site do Scimago e no site do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.
Melhores do mundo
O ranking da SCImago também classificou as instituições em 19 diferentes áreas do conhecimento. Nesse ranqueamento, a USP teve quatro cursos classificados entre os 50 melhores do mundo – Odontologia (1º), Medicina Veterinária (6º), Agricultura e Ciências Biológicas (23º), Negócios, Gestão e Contabilidade (37º) e Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas (38º).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor