Responsabilidade Social • 10:11h • 31 de março de 2025
Racismo contra Luciana Barreto: jornalista da TV Brasil leva denúncias à polícia
Jornalista da TV Brasil leva à polícia provas de ameaças e ataques racistas recebidos nas redes sociais, buscando responsabilização legal dos agressores
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Tânia Rêgo

A jornalista e apresentadora Luciana Barreto, do telejornal Repórter Brasil Tarde da TV Brasil, formalizou uma denúncia à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), após ser alvo de ataques racistas e ameaças em suas redes sociais, tanto da emissora quanto em seus perfis pessoais. Os ataques, que ocorreram nas últimas semanas, foram acompanhados de provas, que foram entregues à polícia na tarde de sexta-feira (28).
Luciana, que tem o discurso de ódio como um dos temas de seu estudo acadêmico, incluindo seu livro Discursos de ódio contra negros nas redes sociais, destacou a importância de não apenas analisar, mas também denunciar tais crimes. "Hoje, no entanto, eu saí do campo da análise e do estudo e segui para uma frente igualmente importante, a denúncia. Nem todo mundo quer aprender com o letramento racial. Para esses, tem que haver a punição da lei", declarou a jornalista.
Os ataques sofridos por Luciana podem resultar em ações civis (dano moral) e criminais, envolvendo os crimes de racismo e injúria com motivo racial. A jornalista, que é mestre em relações étnico-raciais, ressalta a necessidade de responsabilização para combater a perpetuação desses comportamentos na sociedade.
O advogado de Luciana, Fabiano Machado da Rosa, enfatizou a relevância de se registrar a queixa formalmente. "O cenário não muda porque as pessoas não denunciam. Mas pessoas públicas estão indo atrás dos seus direitos", afirmou o advogado.
Além da denúncia individual feita por Luciana Barreto, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), à qual a jornalista é vinculada, também já está tomando medidas jurídicas contra os autores dos ataques.
Luciana Barreto é reconhecida por sua atuação no jornalismo e por seu trabalho na promoção do letramento racial. Ela também é premiada por sua atuação em projetos relacionados à igualdade racial, sendo considerada uma Mulher Inspiradora pelo Think Olga.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor