Gastronomia & Turismo • 11:13h • 14 de junho de 2024
Quase meio milhão de pessoas deve viajar por SP durante festas juninas
Festas movimentam turismo em mais de 300 municípios paulistas e aquecem economia do estado
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
As tradicionais festas juninas prometem atrair um grande número de turistas em todo o Estado de São Paulo, conforme apontam dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP).
Estimativas indicam que cerca de 466,4 mil turistas viajarão pelos municípios paulistas entre junho e agosto, gerando uma movimentação econômica direta de R$ 318,8 milhões, considerando apenas as viagens com pernoite.
Festas em destaque
As celebrações ocorrem em mais de 300 municípios, com destaque para alguns eventos que atraem multidões. Em Votorantim, na região metropolitana de Sorocaba, as festas juninas são realizadas há mais de cem anos e incluem shows sertanejos e comidas típicas, atraindo um público de 500 mil pessoas.
Na capital paulista, o Centro de Tradições Nordestinas promove o "São João de Nóis Tudim", que reúne 300 mil visitantes com quadrilhas e receitas regionais. No litoral, a Vila Junina de Praia Grande atrai 140 mil pessoas ao kartódromo com iguarias típicas e música ao vivo.
Impacto econômico e cultural
“As festas juninas manifestam a nossa identidade, além de preservar tradições, valorizar a cultura, fortalecer os laços comunitários e estimular as viagens”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.
Segundo ele, os arraiás não só aquecem o turismo de compras e movimentam restaurantes, mas também impulsionam o setor hoteleiro e o transporte rodoviário, gerando expectativas positivas para a economia durante o período.
História e tradição
Celebradas no Brasil desde o século XVII, as festas juninas são a segunda maior comemoração no país, atrás apenas do Carnaval.
De origem pagã, hoje estão associadas a santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.
Muitas dessas festas ocorrem em espaços de igrejas, conhecidas como quermesses, enquanto outras são organizadas pelas prefeituras municipais.
As festividades juninas de São Paulo, com suas danças típicas, músicas, comidas e bebidas tradicionais, não apenas preservam a cultura, mas também promovem o turismo e a economia local, fortalecendo o espírito comunitário e celebrando a rica herança cultural do estado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social