Cidades • 16:02h • 17 de fevereiro de 2026
Quarta-feira de Cinzas terá missas às 7h e às 19h na Basílica São Vicente de Paulo, em Assis
Celebrações marcam início da Quaresma e contarão com imposição das cinzas na Vila Xavier
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Divulgação
A Basílica São Vicente de Paulo, localizada na Vila Xavier, em Assis, realiza na quarta-feira, 18 de fevereiro, duas missas com imposição das cinzas, às 7h e às 19h, marcando o início da Quaresma no calendário da Igreja Católica. A data simboliza tempo de conversão, penitência e preparação para a Páscoa.
A Quarta-feira de Cinzas sucede o período do Carnaval e abre oficialmente os 40 dias da Quaresma, etapa que antecede a Semana Santa. Durante a celebração, os fiéis recebem as cinzas na testa como sinal de reflexão e renovação espiritual.
De acordo com a divulgação da Basílica São Vicente de Paulo, toda a comunidade está convidada a participar das celebrações. A imposição das cinzas recorda a frase bíblica “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”, trecho do livro do Gênesis, capítulo 3, versículo 19.

Tradicionalmente, a data é associada a práticas como oração, jejum e caridade, que fazem parte da vivência quaresmal. Em Assis, a expectativa é de participação de fiéis nas duas celebrações programadas ao longo do dia.
A Basílica São Vicente de Paulo fica na Vila Xavier e integra o calendário religioso da cidade com programações ao longo do ano litúrgico.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita