Classificados • 09:02h • 29 de outubro de 2025
Qual é o papel do Agente Fazendário? Inscrições para o concurso no Paraná abrem em novembro
Responsáveis por garantir que os recursos públicos sejam bem geridos, esses profissionais atuam em diversas frentes que sustentam as políticas e programas do Governo do Paraná. Ao todo, são 60 vagas imediatas e de cadastro de reserva com salário inicial de R$ 12.960,00
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Agência de notícias do Paraná | Foto: SEFA-PR
Mais do que um cargo público, o papel do Agente Fazendário Estadual é essencial para o equilíbrio das contas públicas e o funcionamento eficiente da administração financeira do Estado. Responsáveis por garantir que os recursos públicos sejam bem geridos, esses profissionais atuam em diversas frentes que sustentam as políticas e programas do Governo do Paraná.
Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o agente fazendário é uma das peças-chave da estrutura da estrutura do Estado. “Esses profissionais oferecem suporte fundamental à administração fiscal. Seja no atendimento ao contribuinte, na fiscalização ou na gestão orçamentária, os agentes fazendários desempenham um papel vital para o funcionamento eficiente da Secretaria da Fazenda”, afirma.
E é justamente para fortalecer essa atuação estratégica que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) publicou o edital de concurso público para ampliar o quadro de agentes fazendários. Ao todo, são 60 vagas imediatas e de cadastro de reserva com salário inicial de R$ 12.960,00. As inscrições estarão abertas entre os dias 3 de novembro a 3 de dezembro, exclusivamente pelo site do Cebraspe, responsável pelo processo seletivo.
Na Prática
Os agentes fazendários cuidam do equilíbrio orçamentário, financeiro e contábil dos programas executados pelo Estado e são os principais responsáveis por gerar informações estratégicas que permitem o acompanhamento dos índices da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, eles também desempenham funções de registro, controle e acompanhamento das operações patrimoniais e contábeis, assegurando a transparência e a regularidade na aplicação dos recursos públicos.
Outro ponto importante do trabalho desses profissionais é a elaboração da programação financeira, o controle das contas bancárias, a administração da dívida pública estadual e a gestão das operações de crédito do Tesouro Estadual. São eles que dão suporte técnico para a construção de instrumentos fundamentais de planejamento, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Áreas de atuação
O concurso para Agente Fazendário Estadual é composto por seis áreas de atuação, que reúnem competências técnicas complementares e fundamentais para o fortalecimento da gestão pública.
O administrador, por exemplo, é responsável por supervisionar e orientar a execução das atividades financeiras e patrimoniais do Estado, enquanto o analista fazendário atua na análise e gestão de operações de crédito, captação de recursos e programas de ajuste fiscal, contribuindo diretamente para o equilíbrio financeiro do Estado. Já o contador coordena a contabilidade pública, padroniza procedimentos e assegura a consistência das informações contábeis da administração direta e indireta.
O economista elabora estudos e diagnósticos econômicos que embasam decisões estratégicas e políticas públicas sustentáveis, enquanto o estatístico realiza levantamentos e análises de dados que subsidiam o planejamento e promovem uma gestão fiscal baseada em evidências. Por fim, o profissional de tecnologia da informação é responsável por desenvolver e aprimorar sistemas de gestão financeira e plataformas digitais que modernizam os processos e garantem maior eficiência na administração pública.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo