Educação • 09:01h • 09 de fevereiro de 2025
Projeto "Escolas Olímpicas" abre turmas de sábado; inscrições iniciam na segunda-feira
Projeto “Escolas Olímpicas” será implantado em 230 unidades e visa preparar estudantes para competições científicas a partir de março
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai inaugurar em 2025 o projeto “Escolas Olímpicas”, que terá como objetivo ampliar a participação dos estudantes da rede pública nas competições científicas. A partir de março, as escolas estaduais abrirão aos sábados para oferecer aulas preparatórias, inicialmente focadas na disciplina de matemática, e direcionadas aos alunos com interesse em participar de olimpíadas de conhecimento.
O projeto será implementado em até 230 escolas estaduais localizadas em mais de 150 municípios do estado, com a expectativa de atingir 1,5% dos estudantes da rede. O início das aulas está previsto para o dia 15 de março. De acordo com o coordenador de olimpíadas da Seduc-SP, Roberto Serra Campos Júnior, a ideia é fortalecer a cultura das olimpíadas científicas no estado, oferecendo aos estudantes uma formação de alto nível que os prepare para desafios acadêmicos e acadêmicos no futuro.
As turmas, que terão entre 15 a 40 alunos, serão divididas em três grupos: o Nível 1, com estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o Nível 2, com alunos dos 8º e 9º anos; e o Nível 3, com os alunos das três séries do Ensino Médio. Para participar, os interessados devem se inscrever entre 10 e 14 de fevereiro de 2025, por meio do sistema SED (Secretaria Escolar Digital), disponível no portal da Seduc-SP.
Estudantes medalhistas de edições anteriores de olimpíadas como a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), além de outros que atendam aos critérios de desempenho acadêmico, são elegíveis para o projeto. O aluno interessado também poderá ser inscrito com o consentimento da escola e dos pais ou responsáveis, caso demonstre dedicação aos estudos. Confira as regras aqui.
Para garantir o bom andamento do projeto, a Seduc-SP terá um controle rigoroso de frequência. Caso um estudante falte três vezes consecutivas sem justificativa, ele será desligado da turma, e a vaga será preenchida por outro aluno. A expectativa é que o programa, além de incentivar o aprendizado, contribua para o surgimento de novos talentos no campo científico e acadêmico.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor