Educação • 09:20h • 10 de dezembro de 2025
Proibição do uso de celular nas escolas paulistas eleva desempenho e interação social dos alunos
Lei Estadual 18.058/2024 permite o uso dos dispositivos no ambiente escolar somente para fins pedagógicos ou quando estudantes com deficiência precisarem de auxílios tecnológicos para participar de atividades escolares
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Alesp | Foto: Arquivo Âncora1
Estudos mostram que o uso excessivo de telas prejudica a concentração e o aprendizado de crianças e adolescentes, além de aumentar ansiedade, depressão e problemas de sono e alimentação. A pesquisa Nexus (2024) revelou que 86% dos brasileiros apoiam algum tipo de restrição ao uso de celulares nas escolas.
Em São Paulo, a Lei 18.058/2024 proibiu o uso de celulares, tablets e relógios inteligentes por alunos durante as aulas, intervalos e atividades extracurriculares nas redes pública e privada. O uso só é permitido para atividades pedagógicas autorizadas ou por estudantes com deficiência que dependam de recursos tecnológicos.
As escolas passaram a guardar os aparelhos em locais seguros durante o horário escolar. Com isso, aumentaram a atenção em sala, as notas melhoraram e houve mais interação entre os alunos. Jogos, brincadeiras e atividades esportivas voltaram a fazer parte da rotina escolar.
Para apoiar a adaptação, a Seduc-SP e o Conviva SP criaram ações de orientação, incluindo conversas, palestras e apoio psicossocial. Segundo diretores, abrir diálogo com os alunos foi essencial para reduzir a resistência.
Após a iniciativa paulista, uma lei federal também passou a restringir o uso de celulares em escolas de todo o país — embora a legislação nacional seja menos rígida que a paulista e permita o uso em períodos de recreio.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita