Educação • 12:41h • 29 de janeiro de 2025
Programa Pé-de-Meia enfrenta bloqueio de recursos e Tábata Amaral cobra ação urgente
Tábata Amaral denuncia interrupção nos repasses e exige ações imediatas para garantir o apoio financeiro aos estudantes de baixa renda
Da Redação | Foto: Arquivo
A deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) fez um alerta grave sobre o bloqueio de R$ 6 bilhões do programa Pé-de-Meia, que pode afetar diretamente a vida de milhões de jovens de baixa renda no Brasil. O programa, responsável por garantir apoio financeiro a quase 4 milhões de estudantes do ensino médio, tem o objetivo de combater a evasão escolar e permitir que esses jovens continuem seus estudos.
Com o bloqueio, o fundo que financia o programa só tem recursos para os próximos dois meses, e a partir de março, os repasses podem ser interrompidos, o que colocaria em risco a continuidade dos estudos de muitos estudantes.
O bloqueio dos recursos foi realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou a transferência de valores do FGEDUC (fundo que financia o FIES) para o FIPEM (responsável pelo Pé-de-Meia) irregular.
O TCU argumenta que o dinheiro deveria ter sido devolvido à União antes de ser repassado para o FIPEM, de acordo com o que estabelece a legislação fiscal. No entanto, a Lei 14.995/2024 autoriza a transferência, e Tábata Amaral reforçou que essa medida não representa um aumento nos gastos do governo e que a questão fiscal não deve prejudicar os estudantes.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design