• Rio de Janeiro prepara réveillon histórico com 13 palcos e grandes atrações
  • Paraguaçuenses são convidados a participar da campanha "Doe Sangue, Doe Amor" em Assis
  • Show de Talentos 2024 encanta público e fortalece a saúde dos idosos em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:12h • 12 de junho de 2024

Programa Mais Saúde com Agente registra mais de 100 mil inscrições na primeira semana

Prazo para inscrição vai até 24 de junho e apenas pedidos concluídos serão analisados. São 180 mil vagas oferecidas pelo Ministério da Saúde

Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Divulgação

Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento de agentes
Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento de agentes

O Programa Mais Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde, alcançou a marca de 103.402 inscrições na primeira semana de abertura do período de submissão. Deste total, 76.352 são Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 27.050 são Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

As inscrições, que podem ser feitas até o dia 24 de junho, devem ser realizadas através do site oficial. É importante destacar que apenas as inscrições concluídas serão analisadas, sendo necessário verificar se a mensagem de validação foi enviada para o e-mail cadastrado.

Oferta de vagas e cursos disponíveis

O programa oferece um total de 180 mil vagas distribuídas em todo o Brasil para os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Para os agentes de saúde dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes enchentes, será ofertado um segundo momento de inscrições, garantindo que todos possam participar.

Objetivos e benefícios do programa

A iniciativa visa atualizar a formação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, alinhando-se às novas atribuições previstas na Lei nº 11.350/2006.

Além de aprimorar a capacidade de análise das informações coletadas nas residências e territórios de atuação, o programa também busca orientar a população com o intuito de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento dos agentes, preparando-os para atender populações vulneráveis com mais eficácia.

Questões como equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas são abordadas. Esta estratégia inclusiva visa formar agentes aptos a atender as especificidades das comunidades onde atuam, resultando em atendimentos mais humanizados e assertivos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Compromisso e investimento na formação

Para Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o número de inscritos até o momento revela o comprometimento dos agentes com a qualidade de sua formação e qualificação profissional, refletindo positivamente na sua atuação no SUS.

“O investimento, por parte do Ministério da Saúde, evidencia que esses trabalhadores e trabalhadoras, essenciais para a atenção à saúde nas comunidades e territórios, são prioridade na agenda governamental”, destaca a secretária.

Parcerias e apoio

O programa é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

Esta colaboração entre diversas instituições fortalece o objetivo do programa de proporcionar uma formação de qualidade, capacitando os agentes de saúde a desempenharem suas funções de maneira mais eficiente e humanizada.

Com o prazo de inscrições aberto até 24 de junho, o Programa Mais Saúde com Agente segue firme em sua missão de qualificar e fortalecer a atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 07:40h • 24 de novembro de 2024

Semana Católica 2024 de Maracaí: fé, cultura e música para celebrar o Advento

A programação religiosa e cultural de Maracaí promete reunir a comunidade, com missas, terços, show de calouros e o grande encerramento com a banda Rosa de Saron

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:54h • 23 de novembro de 2024

Rio de Janeiro prepara réveillon histórico com 13 palcos e grandes atrações

Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta são algumas das atrações confirmadas para a virada do ano

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:22h • 23 de novembro de 2024

Selo Quilombos do Brasil destaca sabores e saberes ancestrais

Tradição, agricultura familiar e sustentabilidade são práticas também de preservação do território

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:18h • 23 de novembro de 2024

Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora

Debates no AquaRio abordam preservação de mangues

Descrição da imagem

Economia • 14:41h • 23 de novembro de 2024

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

Descrição da imagem

Economia • 14:05h • 23 de novembro de 2024

Consumidor deve tomar cuidado para não adquirir equipamentos sem certificação

Anatel divulga orientações para evitar a aquisição de produtos irregulares em lojas físicas e na internet

Descrição da imagem

Cidades • 13:11h • 23 de novembro de 2024

Paraguaçuenses são convidados a participar da campanha "Doe Sangue, Doe Amor" em Assis

Projeto em parceria com a Santa Casa de Paraguaçu Paulista leva voluntários para doar sangue e salvar vidas no Dia Nacional do Doador de Sangue

Descrição da imagem

Variedades • 12:25h • 23 de novembro de 2024

ICMBio lança aplicativo sobre aves do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

O jogo educativo ‘Desafios das Aves’ está disponível gratuitamente para dispositivos Android. Conhecer as aves é um modo de aprender a conservar