• Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores
  • Em alerta: Energisa reforça equipes diante da previsão de chuvas fortes a partir deste domingo
  • Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:12h • 12 de junho de 2024

Programa Mais Saúde com Agente registra mais de 100 mil inscrições na primeira semana

Prazo para inscrição vai até 24 de junho e apenas pedidos concluídos serão analisados. São 180 mil vagas oferecidas pelo Ministério da Saúde

Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Divulgação

Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento de agentes
Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento de agentes

O Programa Mais Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde, alcançou a marca de 103.402 inscrições na primeira semana de abertura do período de submissão. Deste total, 76.352 são Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 27.050 são Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

As inscrições, que podem ser feitas até o dia 24 de junho, devem ser realizadas através do site oficial. É importante destacar que apenas as inscrições concluídas serão analisadas, sendo necessário verificar se a mensagem de validação foi enviada para o e-mail cadastrado.

Oferta de vagas e cursos disponíveis

O programa oferece um total de 180 mil vagas distribuídas em todo o Brasil para os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Para os agentes de saúde dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes enchentes, será ofertado um segundo momento de inscrições, garantindo que todos possam participar.

Objetivos e benefícios do programa

A iniciativa visa atualizar a formação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, alinhando-se às novas atribuições previstas na Lei nº 11.350/2006.

Além de aprimorar a capacidade de análise das informações coletadas nas residências e territórios de atuação, o programa também busca orientar a população com o intuito de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento dos agentes, preparando-os para atender populações vulneráveis com mais eficácia.

Questões como equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas são abordadas. Esta estratégia inclusiva visa formar agentes aptos a atender as especificidades das comunidades onde atuam, resultando em atendimentos mais humanizados e assertivos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Compromisso e investimento na formação

Para Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o número de inscritos até o momento revela o comprometimento dos agentes com a qualidade de sua formação e qualificação profissional, refletindo positivamente na sua atuação no SUS.

“O investimento, por parte do Ministério da Saúde, evidencia que esses trabalhadores e trabalhadoras, essenciais para a atenção à saúde nas comunidades e territórios, são prioridade na agenda governamental”, destaca a secretária.

Parcerias e apoio

O programa é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

Esta colaboração entre diversas instituições fortalece o objetivo do programa de proporcionar uma formação de qualidade, capacitando os agentes de saúde a desempenharem suas funções de maneira mais eficiente e humanizada.

Com o prazo de inscrições aberto até 24 de junho, o Programa Mais Saúde com Agente segue firme em sua missão de qualificar e fortalecer a atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 18:29h • 21 de setembro de 2025

Democratização do ensino técnico exige internet de qualidade e iniciativas sociais

Pesquisa do Ipea mostra que profissionais com formação técnica recebem até 24,9% a mais, mas acesso ainda é limitado; inclusão digital e iniciativas sociais são apontadas como soluções

Descrição da imagem

Variedades • 17:36h • 21 de setembro de 2025

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem ser consideradas hora extra

Especialista em Direito Trabalhista explica que comunicação após o horário pode configurar hora extra e até violar o direito ao descanso

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 21 de setembro de 2025

Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores

As inscrições para produtores, queijarias, laticínios, cooperativas e demais integrantes da cadeia produtiva do leite e derivados estão abertas até 29 de setembro.

Descrição da imagem

Esporte • 16:45h • 21 de setembro de 2025

Tradição esportiva: Campeonato Varzeano movimenta Pedrinhas Paulista em outubro

Primeira rodada será em um domingo, 5 de outubro, às 15h, no Estádio Municipal Pedro Costa Filho, reunindo oito equipes da cidade e região

Descrição da imagem

Variedades • 16:18h • 21 de setembro de 2025

Em alerta: Energisa reforça equipes diante da previsão de chuvas fortes a partir deste domingo

Concessionária mobiliza plano de contingência, realiza manutenção preventiva e orienta população sobre cuidados com a rede elétrica durante temporais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:40h • 21 de setembro de 2025

Brasil lança programa para fortalecer o turismo sustentável em áreas naturais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o programa Natureza com as Pessoas, que amplia o ecoturismo e o turismo de base comunitária em Unidades de Conservação. A iniciativa promete impulsionar o setor, gerar renda e consolidar o Brasil como referência em turismo responsável

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:18h • 21 de setembro de 2025

Senado aprova projeto que obriga escolas a comunicar casos de violência ao Conselho Tutelar

Proposta altera a LDB e a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio; medida depende agora de sanção presidencial para entrar em vigor

Descrição da imagem

Variedades • 14:30h • 21 de setembro de 2025

Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica

Sessenta anos após a missão Mariner 4, que levou as primeiras imagens do planeta vermelho, a Nasa anunciou possíveis bioassinaturas em rochas analisadas pelo rover Perseverance. A brasileira Rosaly Lopes, cientista da agência, explica por que o achado é promissor, mas ainda não conclusivo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?