Cidades • 13:32h • 14 de outubro de 2024
Programa de Desenvolvimento Paralímpico de SP caminha para a 100ª etapa
Projeto teve início em fevereiro de 2021 e desde então já certificou 9.997 profissionais de Educação Física
Agência SP | Foto. Edson Sousa/Secretaria de Esportes
Nesta semana, Marília recebe mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Paralímpico. É a 99ª em toda a história do projeto, iniciativa conjunta das secretarias estaduais de Esporte e do Direito da Pessoa com Deficiência que roda todo o estado capacitando profissionais e estudantes de Educação Física em modalidades paralímpicas.
Tudo começou em fevereiro de 2021, na cidade de Ribeirão Preto, com quatro modalidades (goalball, bocha, atletismo e natação) e apenas 30 certificados. Desde então, o curso passou por mais de 85 municípios paulistas e capacitou 9.997 profissionais. No final deste mês, entre os dias 22 e 25, o projeto chega a um número simbólico: a etapa de São José do Rio Preto será a 100ª.
“Tenho satisfação em dizer que a Secretaria de Esportes está na vanguarda quando o assunto é o paradesporto. Além do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que trabalha o esporte para pessoas com deficiência em todas as instâncias, temos também os Jogos Paralímpicos do Estado, o Paresp, que é um instrumento de revelação de novos atletas”, destaca a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.
Em 2024, foram até agora 29 etapas e 3.354 profissionais certificados. Além de Marília e Rio Preto, o curso passará até dezembro por Registro, Cajamar, Itapevi, capital (zona norte), Matão e São José do Rio Pardo.
Programa de Desenvolvimento Paralímpico
A cada etapa, o programa disponibiliza 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações) para que sejam capacitados tecnicamente em modalidades paralímpicas, voltadas às pessoas com deficiência.
As inscrições podem ser feitas através do site paralimpico.com.br ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas (sujeito à disponibilidade). Os participantes serão certificados ao final da capacitação.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social