Economia • 20:00h • 21 de novembro de 2025
Profissões deixam de se enquadrar como MEI em 2025 e exigem reclassificação empresarial
Oito atividades foram excluídas do regime simplificado e agora precisam migrar para outros modelos, como ME ou EPP
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1
O MEI deixou de contemplar oito profissões em 2025, após atualizações nas normas que regulam o regime. A mudança afeta trabalhadores que precisarão migrar para outras estruturas jurídicas, como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
O Microempreendedor Individual continua sendo uma das principais portas de entrada para a formalização no país, oferecendo tributação simplificada e acesso a direitos previdenciários. No entanto, ajustes periódicos são feitos para adequar o regime às exigências de segurança, especialização e regulamentações setoriais. As alterações deste ano refletem essa necessidade.
Entre as atividades excluídas estão: alinhador(a) de pneus, aplicador(a) agrícola, digitador(a) independente, coletor de resíduos perigosos, comerciante de fogos de artifício, comerciante de GLP (gás liquefeito de petróleo), contador(a)/técnico(a) contábil e operador(a) de marketing direto.
Mudanças no MEI afetam trabalhadores de oito categorias em 2025, uma delas é o alinhador de pneus
Segundo Nathan Kemer, Gerente de Operações MEI da Razonet, a mudança não impede a continuidade do trabalho. Ele explica que a exclusão exige apenas a reclassificação da atividade para outro regime empresarial de acordo com o porte e o faturamento. As opções mais comuns são a Microempresa, para quem fatura até R$ 360 mil ao ano, e a Empresa de Pequeno Porte, indicada para negócios que podem chegar a R$ 4,8 milhões anuais.
A migração requer atenção a novas obrigações fiscais, contábeis e administrativas. O acompanhamento especializado é fundamental para evitar problemas como desenquadramentos, autuações ou perda de benefícios.
As alterações reforçam a importância de os empreendedores acompanharem atualizações legais e planejarem suas atividades conforme o crescimento do negócio. Para profissionais das categorias afetadas, a mudança pode representar uma oportunidade de organização, ampliação de estrutura e profissionalização das operações.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo