Educação • 15:50h • 16 de outubro de 2025
Professores de Matemática são maioria na rede estadual de SP; conheça o perfil dos docentes
Em homenagem ao Dia do Professor, a Secretaria da Educação de SP traçou o perfil dos mais de 200 mil docentes da rede. A maioria é mulher, tem entre 40 e 49 anos e atua nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria de Educação de SP | Foto: Arquivo Âncora1
Em celebração ao Dia do Professor, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou um levantamento sobre o perfil dos mais de 200 mil educadores da rede estadual. Desses, 171,7 mil estão diariamente em sala de aula, enquanto os demais atuam em unidades regionais ou em órgãos administrativos.
O estudo mostra que as mulheres representam 70,5% do total de docentes e que a faixa etária predominante é de 40 a 49 anos (33,6%). Os nomes mais comuns entre os professores paulistas são Maria, José, Ana e Paulo.
Entre as disciplinas, Matemática lidera com 27.997 professores, seguida por Língua Portuguesa (27.455), História (18.255) e Geografia (16.856).
O professor Lucas Pontes de Jesus, de São Bernardo do Campo, ilustra o perfil de dedicação da rede. Aos 34 anos, ele se tornou efetivo na mesma escola onde estudou, a EE Professora Yvone Frutuoso Prodóssimo, e também leciona nas Aulas Olímpicas — projeto que incentiva alunos a participarem de olimpíadas do conhecimento aos sábados.
“Trabalhar na rede pública tem um impacto pessoal. É gratificante ver um aluno evoluir e saber que fiz parte dessa trajetória”, afirma.
O levantamento também revela o alto nível de formação dos docentes: 52.295 possuem especialização, 5.388 têm mestrado e 1.309 concluíram doutorado. Entre eles está Nicole de Oliveira Alves Damasceno, professora de História na EE Professor Andronico de Mello, na capital. Doutora em estudos sobre infância e escravidão no Brasil Colônia e Império, ela destaca o papel transformador do ensino médio:
“É gratificante ver o aluno desenvolver consciência crítica e perceber seu papel na sociedade. A escola é o espaço onde o futuro começa a se desenhar”, diz.
O levantamento mostra ainda que 81.742 professores são casados e que a maioria se autodeclara branca (128.069), seguida de pardos (29.799) e pretos (12.542).
Embora a maioria dos docentes tenha nascido em São Paulo (142.118), há profissionais de outros estados e até estrangeiros — com destaque para Portugal, Japão, Chile, Argentina e Angola. Parte deles atua nos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem ensino de idiomas para alunos da rede.
Com perfis diversos, histórias inspiradoras e compromisso diário com a educação pública, os professores paulistas seguem sendo os protagonistas da transformação nas salas de aula.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita