• Evento adiado: Feira do Rock chega à 4ª edição no próximo domingo (26) em Assis
  • Assis realiza Dia D da Multivacinação neste sábado, 18 de outubro
  • Ingressos liberados para o Cine Piracaia: “O Último Azul”; confira como retirar
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 08:01h • 18 de outubro de 2025

Professor já pode pedir Carteira Nacional Docente

Em evento no Dia do Professor, Lula destaca valorização da categoria

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O documento oficial tem validade de dez anos e é destinado a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação está aberto por meio da página Mais Professores.
O documento oficial tem validade de dez anos e é destinado a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação está aberto por meio da página Mais Professores.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na quarta-feira (15), que investir em educação é uma decisão política recente na história do Brasil. “Aqui demorou 420 anos para fazer a primeira universidade, porque havia uma decisão política, da predominância de uma certa elite brasileira que achava que tinha que ser assim”, disse em evento pelo Dia do Professor, celebrado neste 15 de outubro.

“A educação é o começo. A educação é aquele caminho que a gente aponta e vê uma luz no fim do túnel. Mas também não é só a educação que politiza, porque está cheio de gente muito atrasada ideologicamente nas universidades brasileiras e nas escolas”, afirmou Lula.

“Da parte do nosso governo não faltará atitude para tentar melhorar a educação nesse país. Eu acordo todo dia querendo que esse país nunca mais tenha um presidente da República que não tenha diploma universitário. Eu quero que tenha muitos diplomas universitários, mas que coloque o seu conhecimento a serviço do povo e não a serviço de bens pessoais”, pediu o presidente.

Lula anunciou que, ainda este ano, deve sair do papel a criação da universidade federal indígena e da universidade do esporte.

“Para que a gente possa fazer com que esse país seja soberano na terra, no ar, no mar, mas seja soberano também na sua educação. E vocês sabem que leva tempo para as coisas acontecerem”, disse ao destacar a importância da continuidade nas políticas de educação.

A cerimônia no Rio de Janeiro marca o início da emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil, para atender os 2,7 milhões de professores de todo o país.

O documento oficial tem validade de dez anos e é destinado a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação está aberto por meio da página Mais Professores.

Para ser elegível, é preciso que o professor tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.

Benefícios

Durante o evento, o governo anunciou outros investimentos no Programa Mais Professores, lançado em janeiro deste ano e que envolve uma série de ações para incentivar e valorizar a docência no país. A iniciativa possibilita que os professores tenham benefícios exclusivos, como meia-entrada em eventos culturais, ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas e descontos em hotéis.

O governo ainda tem formado parcerias com empresas de todo o Brasil para garantir descontos, benefícios e vantagens especiais para os professores que terão a Carteira Nacional Docente do Brasil. O Selo #TôComProf será exibido nos pontos de venda das empresas parceiras, sinalizando que ali o professor encontra condições diferenciadas. Para utilizar o benefício, basta apresentar a carteira.

Para fazer parte do programa #TôComProf, os estabelecimentos devem ter abrangência nacional ou regional e regularidade perante a administração pública. As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação, cultura e lazer, higiene e limpeza, moradia, saúde e transporte, entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses ou em quantidade específica.

O edital de chamamento público para empresas interessadas foi lançado em setembro e segue aberto até 30 de novembro. A divulgação dos resultados será feita em ciclos e a relação atualizada das empresas parceiras é listada na página do Mais Professores.

Premiação

Lula também premiou 100 mil professores das redes públicas, selecionados com base nas escolas com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incluindo contextos desafiadores, de acordo com o nível socioeconômico. Os vencedores receberam um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para a aquisição de ferramentas de trabalho, como computadores, notebooks e tablets.

Para concorrer às próximas premiações, o professor deve acessar o mesmo sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil e, ao fim do processo, preencher o formulário “Mais Professores – Valorização”. Serão premiados professores de todos os estados e do Distrito Federal, nas categorias anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

O governo também apresentou a reformulação do Portal de Formação Mais Professores, que reúne cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado. A nova versão promete uma pesquisa facilitada pelas milhares de oportunidades, com um painel interativo que inclui um mapa com as ofertas divididas por estado.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 09:43h • 18 de outubro de 2025

Triathlon conquista novos adeptos e especialistas destacam cuidados para iniciantes

Prática que combina natação, ciclismo e corrida cresce no Brasil e exige preparo físico, equilíbrio e constância

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:18h • 18 de outubro de 2025

Mortes causadas pelo calor podem dobrar e afetar principalmente idosos

Previsão faz parte do projeto Mudanças Climáticas e Saúde Urbana

Descrição da imagem

Esporte • 08:38h • 18 de outubro de 2025

Assis Rugby completa 10 anos e celebra conquistas que transformaram paixão em legado

Clube comemora uma década de história com acesso à Série B do Paulista, expansão social, nova identidade visual e fortalecimento como agente de inclusão esportiva

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:08h • 17 de outubro de 2025

Evento adiado: Feira do Rock chega à 4ª edição no próximo domingo (26) em Assis

Evento mensal reúne bandas locais, gastronomia e feira de vinil na Concha Acústica

Descrição da imagem

Saúde • 19:46h • 17 de outubro de 2025

Mais de 4 milhões de brasileiros adultos vivem com sintomas de TDAH

Especialista alerta para impacto silencioso do transtorno não diagnosticado em carreiras, relacionamentos e saúde mental

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:42h • 17 de outubro de 2025

Nova Fotografia: MIS seleciona projetos fotográficos inéditos para exposição ao longo de 2026

Programa anual de fomento a novos talentos da fotografia lança convocatória para 2025, com inscrições gratuitas no site: www.mis-sp.org.br

Descrição da imagem

Saúde • 16:45h • 17 de outubro de 2025

Assis realiza Dia D da Multivacinação neste sábado, 18 de outubro

Dia D acontece em cinco unidades de saúde do município

Descrição da imagem

Cidades • 16:06h • 17 de outubro de 2025

Florínea realiza Dia D da Vacinação neste sábado

Campanha acontece no Centro de Saúde e atende crianças e adolescentes de 6 meses a 19 anos

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?