• Sequência rara surpreende apostadores no concurso 2908 da Mega-Sena; Assis tem ganhadores
  • Atividades gratuitas reúnem famílias em Cândido Mota no Brincando na Praça neste domingo
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 13:01h • 09 de julho de 2025

Produção de veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, diz Anfavea

Vendas foram 4,8% acima das registradas no mesmo período de 2024

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No mês passado, as vendas totalizaram 212,9 mil – 5,7% a menos do que em maio e 0,6% a menos do que em junho do ano passado.
No mês passado, as vendas totalizaram 212,9 mil – 5,7% a menos do que em maio e 0,6% a menos do que em junho do ano passado.

A produção de veículos registrou alta de 7,8% no primeiro semestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado e alcançou 1,226 milhões de unidades. A informação foi divulgada na segunda-feira (7) pela Associação nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

De acordo com a associação, visto isoladamente o percentual é uma boa notícia, mas o contexto do mercado indica que o segundo semestre será bastante desafiador para o setor.

Segundos os dados divulgados hoje, as vendas totalizaram 1,199 bilhão de unidades nos primeiros seis meses de 2025, elevação de 4,8% em relação ao mesmo período do ao passado.

O balanço mostrou ainda que as exportações aumentaram 59,8% (264,1 mil unidades) no primeiro semestre do ano, parte atribuídas à recuperação do mercado argentino.

O resultado coloca o Brasil em uma situação de maior dependência do país vizinho para manter os bons níveis de exportação, já que não houve altas relevantes no envio de veículos para outros países. No semestre, 60% dos embarques foram para a Argentina.

De acordo com a Anfavea, as importações acumuladas do primeiro semestre cresceram 15,6% e chegaram a 228,5 mil unidades.

O presidente da Anfavea, Igor Calvet, ressaltou que esse volume é equivalente ao que se produz anualmente em uma fábrica nacional de grande porte, com mais de seis mil funcionários diretos, sem levar em conta as vagas geradas na cadeia de fornecimento.

“É cada vez mais evidente que estamos recebendo um fluxo perigoso de veículos chineses para o nosso mercado, com um Imposto de Importação abaixo da média global. Não ficaremos passivos com a interrupção de um projeto de neoindustrialização do país e com o avanço de propostas, como essa de redução da alíquota para montagem de veículos semi-desmontados, que não geram valor agregado nacional e geram pouquíssimos empregos”, disse.

Junho de quedas

Em junho, a produção chegou a 200,8 mil unidades, o que representa queda de 6,5 % na comparação com maio (214,7 mil). Na comparação com junho de 2024 também houve queda, de 4,9%.

No mês passado, as vendas totalizaram 212,9 mil – 5,7% a menos do que em maio e 0,6% a menos do que em junho do ano passado.

Já as exportações chegaram a 50,7 mil no sexto mês do ano, 1,7% a menos do que o comercializado no mercado externo em maio, porém 75 % a mais do que os números de junho de 2024.

“Os números de junho nos preocupam um bocado. O dia útil a menos em relação a maio não justifica as quedas que tivemos no mês, de 6,5% na produção, 5,7% nos emplacamentos e 2,7% nas exportações, além de uma alarmante redução de mais de 600 empregos diretos nos últimos meses”, afirmou Calvet.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 10:20h • 31 de agosto de 2025

Famerp abre inscrições para 160 vagas nos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia

Curso de Medicina da instituição recebeu nota máxima no último Enade; 20% das vagas estão reservadas para a política de cotas

Descrição da imagem

Saúde • 09:21h • 31 de agosto de 2025

Inteligência artificial auxilia no diagnóstico do glaucoma

Tecnologia pode levar 10 anos para estar disponível aos pacientes

Descrição da imagem

Variedades • 09:01h • 31 de agosto de 2025

Sequência rara surpreende apostadores no concurso 2908 da Mega-Sena; Assis tem ganhadores

Concurso 2908 surpreendeu com sequência rara de números e teve ganhadores da quadra em Assis, Cândido Mota, Palmital, Paraguaçu Paulista e Maracaí

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:31h • 31 de agosto de 2025

Atividades gratuitas reúnem famílias em Cândido Mota no Brincando na Praça neste domingo

Praça Matriz recebe atividades esportivas, recreativas e de saúde até as 17h

Descrição da imagem

Cidades • 08:00h • 31 de agosto de 2025

Marília: Domingo no Bosque vai encerrar a programação do Agosto Dourado

Evento ocorre hoje (31), das 15h às 17h, com palestras educativas, atividades físicas, lazer e entretenimento

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:16h • 30 de agosto de 2025

Descoberta de anéis em corpos pequenos desafia teorias clássicas do Sistema Solar

Estruturas ao redor de asteroides e planetas-anões colocam em xeque conceitos aceitos por séculos e intrigam cientistas

Descrição da imagem

Mundo • 19:22h • 30 de agosto de 2025

Ética e lei: por que o advogado defende até quem confessa o crime

Especialista explica que a defesa é um dever legal e não uma escolha pessoal, garantindo julgamento justo mesmo em casos de confissão

Descrição da imagem

Cidades • 18:39h • 30 de agosto de 2025

Recomendação "boca a boca" supera influenciadores na decisão de compras online, aponta ESPM

Estudo mostra que 57% dos brasileiros confiam mais em indicações de pessoas próximas; economia é principal motivador, enquanto segurança segue como barreira

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?