• Tarumã realiza edição especial da Feira da Família com show de Cris Portes nesta quinta-feira
  • Feira da Lua de Maracaí chega à 10ª edição com música ao vivo e atrações gratuitas
  • Assis é finalista estadual no Prêmio Band Cidades Excelentes em Sustentabilidade
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 08:48h • 25 de novembro de 2024

Produção de bioplástico sustentável no Brasil depende de gestão eficaz dos resíduos

Estudo revela que o Brasil tem potencial para substituir plásticos derivados de combustíveis fósseis, mas alerta para a importância de uma cadeia de reciclagem bem estruturada

Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Arquivo/Âncora1

Cana-de-açúcar pode ser chave para substituir plásticos convencionais, diz estudo do CNPEM
Cana-de-açúcar pode ser chave para substituir plásticos convencionais, diz estudo do CNPEM

O Brasil tem um grande potencial para se tornar líder na produção de bioplásticos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, mas isso só será possível com uma gestão cuidadosa dos resíduos e a implementação eficiente de sistemas de reciclagem. É o que aponta um estudo recente do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), publicado na revista científica Nature. O estudo destaca que, se feita corretamente, a produção de bioplásticos pode ser uma solução promissora, sem causar impactos negativos no meio ambiente ou na biodiversidade.

A pesquisa, que avaliou cenários até 2050, analisou o uso de áreas agrícolas que podem receber a cana como cultura alternativa, especialmente aquelas terras que já estão sendo usadas para pastagem, mas que não são adequadas para o cultivo contínuo devido ao desgaste do solo. Os resultados apontam que a melhor forma de substituir os plásticos derivados de petróleo seria priorizar essas áreas degradadas para o cultivo da cana-de-açúcar, utilizando a infraestrutura já existente das usinas. Essa abordagem traria benefícios adicionais, como a redução das emissões de carbono e o uso mais eficiente dos recursos hídricos.

Segundo o estudo, o Brasil poderia utilizar até 3,55 milhões de hectares para a produção de bioplástico, sem impactar negativamente o meio ambiente. Isso corresponde a uma fração significativa da demanda global, que pode chegar a 22 milhões de hectares. As áreas mais promissoras para o cultivo de cana estão nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, regiões que têm enfrentado um aumento das queimadas nos últimos anos, como foi observado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O estudo também levantou dados sobre o crescimento do consumo de petróleo para a produção de plásticos, que representa atualmente 5% a 7% do consumo global de petróleo, mas que pode chegar a 20% até 2050. Isso também se reflete nas emissões de gases de efeito estufa, que poderiam ser reduzidas com a implementação do bioplástico de base biológica, o bioPE, produzido a partir da cana-de-açúcar e outras culturas como mandioca, batata-doce e fibra de coco.

A pesquisadora responsável pelo estudo, Thayse Hernandes, doutora em planejamento de sistemas energéticos pela Universidade de Campinas, explicou que, apesar dos avanços nas tecnologias de produção de bioplástico, o grande desafio está na gestão do descarte desse material. Embora o bioPE tenha a vantagem de reduzir a dependência do petróleo e estocar carbono da atmosfera, ele não é biodegradável. Ou seja, o problema de resíduos plásticos continua existindo, com risco de que o material acabe nos oceanos, como acontece com o plástico fóssil.

Hernandes destacou que uma boa estratégia de coleta e reciclagem é crucial para garantir a sustentabilidade do bioplástico. A falta de uma infraestrutura de coleta eficiente pode gerar impactos negativos, inclusive em áreas de proteção ambiental e em comunidades locais, além de reduzir a eficiência da produção de bioPE.

“Não basta ter um processo de reciclagem avançado se a coleta não for bem organizada. A questão do descarte é um problema de governança, que precisa ser resolvido em todos os níveis do governo, desde prefeituras até o governo federal. Sem essa solução, não conseguiríamos produzir bioplástico de maneira sustentável”, afirmou Hernandes.

O estudo sugere que, se as questões de reciclagem forem devidamente tratadas, a produção de bioplástico pode se tornar uma alternativa viável e ambientalmente amigável ao plástico convencional, proporcionando benefícios tanto para a economia quanto para o meio ambiente.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 17:36h • 16 de outubro de 2025

FEMA promove Inovatech com minicursos gratuitos sobre tecnologia e inteligência artificial

Evento será no dia 1º de novembro e oferece oficinas práticas de programação, IA, dados e Excel para jovens e adultos até 29 anos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:05h • 16 de outubro de 2025

Prefeitura de Cruzália realiza show gratuito na noite desta quinta-feira

Apresentação gratuita acontece na Praça Herbert Henschel, a partir das 20h, e promete animar a cidade

Descrição da imagem

Esporte • 16:36h • 16 de outubro de 2025

Esporte e celebração: Tarumã abre campeonato das categorias Sub-8 a Sub-14

Abertura acontece nesta quinta-feira, no Ginásio de Esportes Ernesto Paitl, com partidas do Sub-8, 10, 12 e 14

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:03h • 16 de outubro de 2025

Astrônomo brasileiro e equipe flagram formação de anéis em tempo real

Observações do centauro (2060) Chiron revelam um complexo e dinâmico sistema de três anéis e um disco de poeira, sugerindo que sua formação é um processo contínuo e recente

Descrição da imagem

Educação • 15:50h • 16 de outubro de 2025

Professores de Matemática são maioria na rede estadual de SP; conheça o perfil dos docentes

Em homenagem ao Dia do Professor, a Secretaria da Educação de SP traçou o perfil dos mais de 200 mil docentes da rede. A maioria é mulher, tem entre 40 e 49 anos e atua nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa

Descrição da imagem

Cidades • 15:13h • 16 de outubro de 2025

Florínea promove o Dia da Cidadania nesta sexta-feira com serviços gratuitos à população

Evento reúne atendimentos nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e assistência social

Descrição da imagem

Variedades • 14:41h • 16 de outubro de 2025

Dia do Meteorologista: saiba como é feita a previsão do tempo

O meteorologista é responsável por auxiliar na compreensão e aplicação do conhecimento sobre fenômenos atmosféricos em diversos setores, como agricultura, transporte, Defesa Civil e geração de energia

Descrição da imagem

Cidades • 14:06h • 16 de outubro de 2025

Prefeitura de Maracaí prorroga prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal 2025

Contribuintes têm até 7 de dezembro para regularizar débitos com descontos de até 100% em juros e multas

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?