Economia • 17:44h • 18 de março de 2025
Procon-SP divulga lista das empresas mais reclamadas em 2024
Yeesco, Enel Eletropaulo e Hurb Technologies lideram o ranking de reclamações fundamentadas, com mais de 250 mil queixas atendidas pelo Procon-SP e Procons municipais
Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon | Foto: Divulgação

O Procon-SP divulgou nesta sexta-feira (14) a lista das empresas que mais receberam reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024. O levantamento, que inclui os dados dos Procons municipais conveniados, mostra que mais de 250 mil queixas precisaram do auxílio de especialistas para serem resolvidas, destacando o trabalho de conciliação entre consumidores e fornecedores.
O relatório revela um aumento de 16% nas reclamações não resolvidas na primeira fase, que se transformaram em processos administrativos. As empresas que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, que não foram resolvidas em um primeiro contato, foram: Yeesco (loja online de roupas e acessórios), Enel Eletropaulo (distribuidora de energia elétrica) e Hurb Technologies (plataforma de turismo). No total, essas empresas acumulam mais de 26 mil queixas não resolvidas em um primeiro atendimento.
A Yeesco foi a campeã de reclamações, com 10.647 queixas, seguida pela Enel Eletropaulo com 8.508 registros, e a Hurb Technologies com 7.554. Em relação aos índices de resolução, as três empresas ficaram abaixo das expectativas, com a Yeesco resolvendo apenas 29,6% das queixas, a Enel Eletropaulo com 16,4%, e a Hurb Technologies com 0,3%. Essas empresas também foram multadas pelo Procon-SP em razão do desrespeito à legislação, incluindo a Yeesco no início de 2024, a Enel com duas multas no mesmo ano, e a Hurb em 2023.
A divulgação dessas empresas visa alertar os consumidores na hora de adquirir produtos ou serviços e ajudar as empresas a revisarem suas dinâmicas de atendimento. Segundo Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP, "estes dados revelam que as empresas precisam melhorar os canais de atendimento e qualificar suas equipes, já que parte considerável das reclamações tem origem na dificuldade de contato."
Além disso, o relatório mostrou que a plataforma Procon-SP Digital registrou quase 900 mil atendimentos em 2024, com um aumento de 16% em reclamações fundamentadas em relação ao ano anterior. A maioria dos consumidores que recorreram ao Procon-SP foi de mulheres (54%), com faixas etárias predominantes entre 31 e 50 anos, e a maioria prefere o atendimento digital.
Leia os relatórios completos
Relatório Cadastro Estadual - completo
Relatório Cadastro Procon - completo
Relatório Fundação Procon - completo
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor