Política • 08:26h • 22 de novembro de 2025
Prisão preventiva de Bolsonaro é cumprida em meio a tensão política e jurídica
Mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), em meio a pedidos da defesa por permanência em regime domiciliar
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Agência Brasil | Foto: Fábio Rodrigues - Pozzebom
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) após a Polícia Federal cumprir um mandado de prisão preventiva determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A medida ocorre em meio a uma série de movimentações políticas e jurídicas envolvendo a defesa, aliados e o próprio processo no qual Bolsonaro foi condenado.
A prisão ocorre um dia depois de o senador Flávio Bolsonaro convocar, pelas redes sociais, uma vigília de orações próxima à residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto. O ato chamou a atenção por ocorrer às vésperas do novo desdobramento judicial.
Também na sexta-feira (21), a defesa de Bolsonaro protocolou pedido ao ministro Alexandre de Moraes solicitando a continuidade da prisão domiciliar sob argumento de que o ex-presidente possui doenças permanentes que exigiriam acompanhamento médico intenso. O objetivo da solicitação é evitar a transferência para o presídio da Papuda, em Brasília.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista. Ele e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas, conforme avanço dos trâmites judiciais.
O ex-presidente já estava em regime domiciliar por determinação do STF, após descumprir medidas cautelares anteriormente impostas. Entre as restrições vigentes estavam o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, a proibição de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por meio de terceiros.
A Polícia Federal informou que o mandado foi cumprido na manhã deste sábado, seguindo a decisão da Corte.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo