Mundo • 17:02h • 06 de julho de 2024
Primeira turma de mulheres soldados fuzileiros navais é incorporada na Marinha do Brasil
Cerimônia histórica marca a inclusão de mulheres entre os soldados fuzileiros navais no Rio de Janeiro
Da Redação | Com informações do Ministério da Defesa | Foto: Marinha do Brasil
Na tarde de sexta-feira (5), o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, presidiu uma cerimônia histórica no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa), no Rio de Janeiro (RJ). Pela primeira vez na história, a Marinha do Brasil incorporou mulheres como soldados fuzileiros navais. A turma inaugural conta com 114 mulheres e 546 homens, totalizando 660 novos combatentes anfíbios.
Durante a cerimônia, os novos soldados prestaram juramento à Bandeira Nacional. Em seu discurso, o Ministro José Múcio Monteiro enfatizou a importância e o ineditismo desta inclusão nas Forças Armadas. "Vocês estão desbravando um caminho, até então, jamais percorrido por nenhuma outra mulher. Tenham a certeza de que vocês fizeram história e servirão de inspiração para várias outras gerações de brasileiras que seguirão seus passos", declarou o ministro.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que entregou o prêmio ao primeiro colocado geral do curso de formação, Soldado Fuzileiro Naval Pedro Henrique Costa Santos.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o desfile da turma, ao som da canção "Soldados da Liberdade", que simbolizou a união e o compromisso dos novos soldados com a defesa do país.
Além do Ministro da Defesa e do Comandante da Marinha, a cerimônia foi prestigiada pelo Secretário-Geral da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, e pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, entre outras autoridades.
Esta incorporação marca um passo significativo na inclusão e diversidade dentro das Forças Armadas, promovendo um ambiente mais igualitário e inspirador para futuras gerações.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social