• Prefeitura de Assis lança portal digital com serviços de trânsito
  • FEMA sedia curso da Cetesb e reúne 61 participantes em capacitação ambiental
  • Previsão do tempo indica instabilidade e queda de temperaturas em Assis nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:38h • 17 de novembro de 2025

Preconceito dificulta rastreio e tratamento de câncer em pessoas trans

Falta de acolhimento afasta população e atrasa diagnósticos

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Antra/Divulgação

Muitos não sabem como prevenir ou rastrear o câncer adequadamente, ou preferem não passar pelas consultas ou exames, para evitar violências, mesmo quando não se trata das regiões genitais.
Muitos não sabem como prevenir ou rastrear o câncer adequadamente, ou preferem não passar pelas consultas ou exames, para evitar violências, mesmo quando não se trata das regiões genitais.

Há pouco mais de um ano, o analista de mídias sociais Erick Venceslau recebeu uma notícia difícil: o nódulo que havia encontrado no seio era câncer — e de um tipo agressivo. O impacto do diagnóstico acabou abrindo caminho para que ele assumisse sua identidade como homem trans.

“Eu percebi que estava adoecido por tentar sufocar isso. Eu já me questionava há muito tempo, mas não avançava por falta de estabilidade financeira e pelo medo da transfobia dentro da minha própria família”, conta. A mudança veio somente depois de se mudar para outro estado, retomar a psicoterapia e iniciar o tratamento contra o câncer.

Quando Erick buscou ajuda médica, o tumor já tinha três centímetros e logo dobrou de tamanho. Ele admite que não fazia acompanhamento de rotina, mas o medo de sofrer preconceito nos serviços de saúde era um dos motivos.

“O sistema não está preparado para a gente, da comunidade LGBTQIA+. Somos excluídos porque falta preparo dos profissionais e porque sabemos o que enfrentamos”, critica. Ele lembra, ainda, situações de violência em consultas ginecológicas. “Se já não sabiam lidar com uma mulher cis lésbica, imagine com uma pessoa trans.”

A mastologista Maria Julia Calas, presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio de Janeiro, confirma que relatos como o de Erick são frequentes. Segundo ela, o preconceito ocorre desde a recepção até o atendimento médico, o que afasta muitas pessoas do cuidado básico e dificulta a prevenção e o diagnóstico precoce.

Diante desse cenário, Maria Julia e a oncologista Sabrina Chagas desenvolveram o guia “Nosso Papo Colorido”, voltado para pacientes LGBTQIAPN+. Sabrina destaca que questões de gênero, raça e etnia continuam sendo negligenciadas, o que cria barreiras de acesso e falta de protocolos específicos.

Erick retirou totalmente as mamas na cirurgia, mas ainda não pode iniciar o tratamento hormonal que desejava. “É doloroso perguntar ao oncologista se posso tomar hormônio e ouvir: ‘Não sei’. Eu não sou o primeiro homem trans com câncer de mama. Já era para existir pesquisa sobre isso.”

As especialistas lembram que, apesar das lacunas, já existem orientações que médicos devem seguir. Mulheres trans, por exemplo, continuam com risco de desenvolver câncer de próstata, e a avaliação precisa considerar que a inibição hormonal reduz, mas não elimina, esse risco.

No caso do câncer de mama, homens trans que não realizaram mastectomia e mulheres trans que desenvolveram glândulas mamárias com o uso de hormônios devem manter a mamografia. Pessoas com útero precisam fazer o rastreio de HPV, principal causa de câncer do colo do útero — o que exige ambientes de cuidado mais neutros e acolhedores.

A Sociedade Brasileira de Mastologia prepara diretrizes específicas para o rastreamento do câncer de mama na população trans, em parceria com outras entidades médicas. O documento deve ser publicado no início do próximo ano.

Para Maria Julia e Sabrina, um atendimento que respeite a identidade de gênero do paciente pode evitar que doenças só sejam descobertas em estágios avançados. O preconceito, dizem, afasta as pessoas das consultas e compromete o tratamento.

Erick reforça a importância do acolhimento. Ele usa as redes sociais para falar sobre o câncer e seu processo de transição. “Tenho certeza de que 80% do sucesso do meu tratamento veio da ajuda da minha esposa e da medicina. Mas os outros 20% vieram do apoio que recebi nas redes. Pessoas que eu nem conhecia me diziam coisas que fizeram diferença. Esse apoio foi transformador.”

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:20h • 17 de novembro de 2025

Nove livros para voltar a ler antes de 2026; obras leves e inspiradoras para fechar o ano com boas histórias

Seleção reúne romances, poesia, autobiografia e narrativas históricas que oferecem leveza, inspiração e boas histórias para fechar o ano com novas páginas viradas

Descrição da imagem

Mundo • 14:36h • 17 de novembro de 2025

Governo de SP divulga calendário para pagamento do IPVA de 2026

Imposto pode ser pago à vista em janeiro, com desconto, ou parcelado em até 5 vezes

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:05h • 17 de novembro de 2025

WhatsApp se torna peça-chave nas estratégias da Black Friday 2025

Com a aproximação do período promocional, especialistas apontam que a comunicação rápida, segmentada e baseada em comportamento transforma o aplicativo em um dos canais mais eficientes para conversões sazonais

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:30h • 17 de novembro de 2025

Tecnologia de ultrafiltragem é aliada para ampliação do tratamento de água em São Paulo

Sistema de membrana microporosa exige estruturas menores e elimina parte do processo convencional de filtragem

Descrição da imagem

Cidades • 13:11h • 17 de novembro de 2025

Tarumã abre inscrições para curso gratuito de robótica destinado a estudantes do Ensino Fundamental II

Turma terá 14 vagas e aulas começam em fevereiro de 2026

Descrição da imagem

Cidades • 12:08h • 17 de novembro de 2025

Prefeitura de Assis lança portal digital com serviços de trânsito

Plataforma reúne consultas, emissão de documentos, recursos e credenciais de estacionamento em um único ambiente

Descrição da imagem

Educação • 11:50h • 17 de novembro de 2025

Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda

Afetados por logística ou doenças infecciosas têm direito

Descrição da imagem

Classificados • 11:18h • 17 de novembro de 2025

O que big techs esperam do profissional do futuro, além da técnica

Executivos de empresas como Google, Nubank, Amazon, Vivo e Omie afirmam que pensamento crítico, adaptabilidade e vontade de aprender já superam habilidades técnicas na disputa por talentos

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?