Saúde • 10:40h • 23 de julho de 2024
Prazo para preenchimento do questionário do Censo das UBS termina em poucos dias
Mais de 21 mil UBSs não iniciaram o preenchimento do questionário e outras 5.355 ainda precisam concluir a pesquisa
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Arquivo
O prazo para gestores municipais responderem ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se encerra em 31 de julho.
Até o momento, 21.654 UBSs ainda não responderam o questionário e outras 5.355 precisam completar a pesquisa. É fundamental que os responsáveis acessem o sistema e-Gestor para preencher o questionário, realizado em conjunto com suas equipes.
Coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conass, Conasems e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, o censo das UBSs tem o objetivo de identificar as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBSs em todo o Brasil.
O levantamento busca apontar as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como as demandas dos trabalhadores das unidades e dos gestores locais em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.
Em 2024, o censo tem uma importância histórica, pois marca 30 anos da implantação da Estratégia Saúde da Família (eSF) no Brasil. Esta é uma oportunidade para compreender a situação da Atenção Primária à Saúde (APS) no país.
Como acessar o questionário?
Os gestores municipais devem acessar a plataforma e-Gestor utilizando o login gov.br. A permissão de acesso requer a manifestação de interesse do gestor municipal dentro do sistema “Gerencia APS” no e-Gestor.
Após a manifestação de interesse (adesão), a plataforma do Censo será liberada para cadastrar os responsáveis e responder ao Censo das UBSs.
A Saps recomenda que seja escolhido um respondente por UBS do município, preferencialmente, o gerente ou coordenador da unidade, ou um profissional da área de saúde com amplo conhecimento sobre a unidade.
Suporte para gestores
Para auxiliar no preenchimento do questionário, o Ministério da Saúde disponibiliza diversos canais de suporte em tempo real:
Disque Censo: Telefone e WhatsApp +55 (11) 3061-7965
E-mail: censoubs@saude.gov.br
Canal Web de atendimento
A participação de todos os gestores é essencial para a construção de um sistema de saúde mais robusto e eficaz.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social