• Assis pode adotar novas regras de velocidade: Senatran abre consulta pública
  • Brasil na EVO 2025: conheça os atletas, os jogos e o cronograma completo das batalhas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:02h • 30 de julho de 2025

Prazo para nova renegociação de dívidas do Fies começa em novembro

Dívidas de contratos a partir de 2018 serão revistas. Estudantes poderão solicitar a renegociação junto ao agente financeiro do contrato até 31 de dezembro de 2026

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação/MEC

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que tem objetivo de conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aderirem ao programa.
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que tem objetivo de conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aderirem ao programa.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estabeleceu as condições para a renegociação de dívidas dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) formalizados a partir de 2018. A medida é voltada para estudantes que estejam inadimplentes há mais de 90 dias, contados até o dia 31 de julho de 2025. O objetivo é oferecer renegociação dos débitos dos estudantes que enfrentam dificuldades financeiras.

Segundo a norma, os beneficiários poderão solicitar a renegociação diretamente junto ao agente financeiro do contrato, no período de 1º de novembro de 2025 até 31 de dezembro de 2026. A nova regra prevê o parcelamento do saldo devedor em até 180 parcelas mensais, com valor mínimo de R$ 200 por parcela, e ainda garante desconto de 100% nos encargos moratórios, como juros e multas por atraso.

A resolução esclarece que a renegociação se aplica apenas ao saldo devedor do financiamento, não incluindo valores de coparticipação com as instituições de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias. Os débitos com as instituições deverão ser negociados diretamente com cada instituição de ensino superior.

A renegociação ainda poderá se aplicar aos contratos cuja dívida tenha sido coberta pelo Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), desde que estejam dentro das regras estabelecidas pelo próprio fundo.

A formalização da renegociação será feita por meio de termo aditivo ao contrato original, com a concordância expressa do estudante e, se aplicável, de seus fiadores. Mesmo os contratos que estejam sem seguro prestamista ativo há mais de 180 dias poderão ser renegociados.

A resolução também determina que, em caso de inadimplemento das novas condições pactuadas, os nomes dos estudantes e fiadores serão incluídos nos cadastros restritivos de crédito. Além disso, ficam suspensas até o fim de 2026 as solicitações para que o FG-Fies honre dívidas inadimplidas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 10:26h • 31 de julho de 2025

Ipem-SP orienta sobre a compra de roupas de inverno para evitar alergias

A observação da etiqueta durante a compra do produto é importante para verificar a fibra ou filamento da roupa que possam dar alergias

Descrição da imagem

Mundo • 10:04h • 31 de julho de 2025

Alerta Fake News: não houve mudanças nos prazos máximos de atendimento dos planos de saúde

Informações equivocadas têm circulado nas redes sociais; ANS esclarece o que mudou com a RN 623/2024

Descrição da imagem

Saúde • 09:22h • 31 de julho de 2025

Aplicativo criado na USP avalia equilíbrio dinâmico de idosos

Ferramenta já foi testada em grupo com 50 idosos e mostrou resultados positivos na análise do comportamento corporal dos pacientes

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:01h • 31 de julho de 2025

Lei de Cotas completa 12 anos com ações para ampliar inclusão no mercado de trabalho em SP

Atualmente, São Paulo conta com 17 Polos de Empregabilidade Inclusiva

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 31 de julho de 2025

Planos privados atenderão pacientes do SUS a partir de agosto

Nova medida do Ministério da Saúde permite que operadoras quitem dívidas com o SUS oferecendo consultas, exames e cirurgias à população

Descrição da imagem

Mundo • 08:19h • 31 de julho de 2025

Detran-SP simplifica sistema para requisição de serviços digitais

Nova ferramenta substitui solicitações antes feitas pelo SEI Externo em 216 serviços, permitindo maior autonomia e agilidade; cidadão deve ficar atento aos prazos

Descrição da imagem

Mundo • 08:03h • 31 de julho de 2025

Assis pode adotar novas regras de velocidade: Senatran abre consulta pública

Assis pode seguir novo modelo de trânsito com foco em segurança e velocidade urbana; saiba como participar

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 07:57h • 31 de julho de 2025

SP abre curso gratuito para atendimento a mulheres com deficiência vítimas de violência

Formação voltada a profissionais da rede de apoio faz parte do programa TODAS in-Rede; inscrições abriram na terça-feira (29)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?