Cidades • 08:03h • 06 de abril de 2025
Prazo para adesão ao UniversalizaSP vai até 11 de abril
Programa prevê regionalização do saneamento para cidades que não fazem parte do contrato da Sabesp
Da Redação com informações da Semil | Foto: Divulgação

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, apresentou na última segunda-feira (31), em Marília, o programa UniversalizaSP a prefeitos e representantes de cerca de 150 municípios dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Tietê/Batalha, Tietê Jacaré e dos Rios Aguapeí e Peixe. Ela destacou a importância da atuação regionalizada para resolver os desafios em saneamento básico em cidades não atendidas pela Sabesp, e enfatizou que o prazo para adesão dos municípios vai até 11 de abril.
“Estamos falando pessoalmente com os prefeitos e mostrando a urgência de se fazer investimentos para combater a falta e a perda d’água, além de ampliar o acesso aos serviços de água, coleta e tratamento de esgotos. É uma realidade que demanda altos investimentos e ações coordenadas, olhando a disponibilidade hídrica da bacia como um todo, e só conseguiremos isso por meio da regionalização”, ressaltou a secretária Natália Resende.
Como próximos passos, ela ressaltou que o Estado realizará, com recursos próprios e sem qualquer custo aos municípios, os estudos de viabilidade e modelagem para estruturar a contratação da parceria regionalizada para aqueles que aderiram ao programa, com a participação ativa das gestões municipais, principalmente em relação aos investimentos a serem realizados em cada, e governança estabelecida de forma conjunta.
Integra Resíduos
Durante a reunião também foi apresentado o programa Integra Resíduos, lançado em junho pelo Governo de SP. Foram iniciados os estudos de viabilidade e modelagem de projetos de destinação final de resíduos sólidos para 12 consórcios intermunicipais: Amvapa, Ceriso, Cicop, Ciensp, Cinorp, Cisbra, Civap, Consen, Consimares, Grande ABC, Novo Vale e Ummes. Os 216 municípios integrantes desses consórcios geram aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos por dia.
Municípios de três desses consórcios – Consen, Cicop e Ummes – participaram da reunião nesta segunda. Eles abrangem 67 municípios e geram diariamente 1.566 toneladas de resíduos sólidos urbanos. O Consen, com seus 39 municípios e 1,7 milhão de habitantes, é o maior gerador, respondendo por 1.300 toneladas/dia (83% do total). Já o Cicop, com oito municípios e 73 mil habitantes, produz 48 toneladas/dia, enquanto a Ummes, com 20 municípios e 300 mil habitantes, gera 218 toneladas/dia.
“É um passo importante para garantirmos escala e viabilidade econômica para o serviço de destinação, com a valorização dos resíduos sólidos, por meio da reciclagem, compostagem, geração de energia, e a efetivação de fato da chamada economia circular”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor