• Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA
  • Cinco motivos para aprender Libras e transformar sua comunicação com o mundo
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 15:51h • 09 de junho de 2025

População trans critica nova idade mínima para hormônios

Em abril, CFM proibiu processo hormonioterapia para menores de 18 anos

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O programa, um conjunto de procedimentos de saúde prestados a pessoas trans, travestis e não binárias, foi instituído no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2008, por meio da Portaria no 1.707. Em 2013, foi redefinido e ampliado, com a Portaria no 2.803.
O programa, um conjunto de procedimentos de saúde prestados a pessoas trans, travestis e não binárias, foi instituído no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2008, por meio da Portaria no 1.707. Em 2013, foi redefinido e ampliado, com a Portaria no 2.803.

A farmacêutica Beo Oliveira Leite iniciou sua transição de gênero em 2019, aos 23 anos, em Vitória da Conquista (BA), sem acesso a acompanhamento médico especializado. “Comecei a hormonização por conta própria, pois não havia ambulatórios acessíveis”, lembra. O mais próximo ficava em Salvador, onde funcionava o Processo Transexualizador do SUS.

Mesmo sendo da área da saúde, Beo enfrentou dificuldades: buscava protocolos oficiais na internet e enfrentava barreiras como a exigência de acompanhamento psiquiátrico. Hoje doutoranda na UFBA, ela critica a nova Resolução nº 2.427 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que proíbe o uso de bloqueadores hormonais e a terapia hormonal cruzada em menores de 18 anos.

Segundo o CFM, a mudança foi motivada por relatos de arrependimento e destransição em jovens. O texto também proíbe cirurgias de redesignação em menores de 18 anos e impõe acompanhamento por urologistas ou ginecologistas, conforme o sexo de nascimento.

Beo aponta retrocessos: “O Estatuto da Criança e do Adolescente garante o direito à saúde desde os 12 anos. Estamos dificultando o acesso de jovens trans ao SUS.” Ela destaca que, sem acompanhamento, muitos adolescentes recorrem a hormônios por conta própria, o que aumenta os riscos à saúde.

A presidenta da Antra, Bruna Benevides, vê a resolução como um ataque institucionalizado à população trans. “Trata-se da institucionalização da transfobia. O direito à saúde não pode ser negado às crianças e adolescentes trans.”

O Ministério Público Federal abriu um inquérito para investigar a legalidade da resolução, com base em denúncias da Antra e da associação Mães pela Diversidade. A Sociedade Brasileira de Pediatria também pediu a revogação da norma, defendendo o retorno da resolução anterior (nº 2.265).

Para Sara Wagner York, especialista em gênero e sexualidade, a resolução ignora as vozes das crianças e adolescentes trans. “O problema não é o uso de hormônios, é o preconceito contra quem está nesse grupo.”

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:29h • 30 de julho de 2025

Brasil na EVO 2025: conheça os atletas, os jogos e o cronograma completo das batalhas

Brasileiros vão disputar Mortal Kombat 1, Street Fighter 6, Tekken 8 e a estreia de Fatal Fury: City of the Wolves na maior competição de jogos de luta do mundo

Descrição da imagem

Mundo • 19:38h • 30 de julho de 2025

Empresas que cuidam dos colaboradores têm mais resultados: veja por quê

Especialista aponta que investir no bem-estar dos colaboradores melhora resultados, engajamento e retenção nas empresas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:45h • 30 de julho de 2025

Canabidiol melhora comunicação e reduz agressividade em crianças com autismo, diz estudo

Pesquisa brasileira observa melhora na comunicação, redução da agressividade e mais foco em terapias com o uso do composto

Descrição da imagem

Variedades • 17:42h • 30 de julho de 2025

Astronomia: duas chuvas de meteoros vão iluminar o céu no fim de julho

Melhor momento para acompanhar é na madrugada desta 5ª feira

Descrição da imagem

Saúde • 17:03h • 30 de julho de 2025

Morte de Enzo, filho de Júlio Sérgio, expõe desafios no combate ao câncer infantil

Caso de Enzo Bertagnoli reacende debate sobre diagnóstico precoce, tratamento e avanços no combate ao meduloblastoma, câncer que atinge milhares de crianças no mundo

Descrição da imagem

Política • 16:46h • 30 de julho de 2025

Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

Decisão considera Brasil ameaça "incomum e extraordinária"

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:38h • 30 de julho de 2025

Estudo mostra que vegetação da Caatinga pode ser aliada no combate às mudanças climáticas

Pesquisa da Unesp mostra que bioma nordestino respondeu por quase metade das remoções de carbono em anos de maior chuva, superando até a Amazônia no período

Descrição da imagem

Educação • 16:08h • 30 de julho de 2025

Explosão do EAD leva universidades a adotar IA para garantir qualidade em larga escala

Plataforma desenvolvida no Brasil ajuda professores a criarem avaliações personalizadas e ganha espaço em instituições diante da expansão do ensino a distância

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?