• CNJ suspende pagamento de auxílio-alimentação de R$ 10 mil para juízes
  • Mortes confirmadas no acidente em rodovia de Minas chegam a 38
  • Energisa Lança Projeto Pioneiro no Setor Elétrico com "Conta Inteligente"
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 13:15h • 21 de dezembro de 2024

PM paulista pede para usar câmeras somente em grandes operações

Procuradoria diz que nem todas operações oferecem riscos de confronto

Agência Brasil | Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O modelo previsto no contrato não faz gravação ininterrupta, ou seja, o policial, ou a corporação, acionará o equipamento quando desejar.
O modelo previsto no contrato não faz gravação ininterrupta, ou seja, o policial, ou a corporação, acionará o equipamento quando desejar.

A Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (18) pediu na última quarta-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o uso de câmeras corporais pelos policiais militares seja restringido a "operações policiais de grande envergadura".

No documento enviado ao presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, o órgão que representa o governador Tarcísio de Freitas afirma que não há equipamentos suficientes para uso por toda a corporação.

Na semana passada, Barroso determinou a obrigatoriedade da utilização dos equipamentos após a divulgação de diversos casos de violência policial e a constatação de "falhas reiteradas" no uso das câmeras em operações e o descumprimento dos protocolos de acionamento.

Segundo o governo estadual, a decisão do ministro criou uma interpretação ampla ao determinar o uso de câmeras em operações policiais. A procuradoria sustenta que nem todas as operações oferecem riscos de confronto.

Conforme a petição, já foram realizadas mais de 484 mil operações policiais em 2024, sendo mais 43 mil somente em novembro.

"Caso interpretada a decisão com a amplitude de tornar obrigatório o uso de câmeras em todas as operações policiais, haverá clara impossibilidade material e operacional de cumprimento, eis que o estado de São Paulo, como já informado em outras oportunidades, conta com um efetivo de cerca de 80 mil policiais militares, que atuam em 645 municípios, mas possui 10.125 câmeras corporais portáteis", argumentou o governo.

Histórico

O governo de São Paulo se comprometeu com o STF, em abril deste ano, a usar câmeras corporais em operações policiais no estado e apresentou cronograma que estabelecia a implementação do sistema. O estado previa nova licitação e aquisição de novas câmeras.

Em setembro, o governo anunciou assinatura de contrato com a empresa Motorola para a compra de 12 mil câmeras corporais. A compra foi criticada, no entanto, por prever mudanças na forma de acionamento do equipamento. Pelas regras do edital, o acionamento do equipamento de gravação poderia ser feito pelo próprio policial ou por uma central de operações da Polícia. Dessa forma, a gravação pode ser interrompida durante as operações.

O modelo previsto no contrato não faz gravação ininterrupta, ou seja, o policial, ou a corporação, acionará o equipamento quando desejar, ponto criticado por entidades de direitos humanos. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), isso é compensado por outras funcionalidades, como o acionamento automático, por software, à distância pelo Centro de Operações da PM (Copom) e o acionamento manual pelo próprio policial.

Meses antes, em maio, a Defensoria Pública de São Paulo e entidades de direitos humanos pediram ao STF mudanças no edital da compra.

No mês seguinte, Barroso indeferiu o pedido, mas decidiu que o governo de São Paulo deveria seguir os parâmetros do Ministério da Justiça e Segurança Pública na licitação para compra de câmeras corporais.

Em seguida, a Defensoria Pública pediu a Barroso a reconsideração da decisão. Na segunda-feira (9), a decisão que obriga utilização das câmeras foi proferida.  

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 18:21h • 21 de dezembro de 2024

CNJ suspende pagamento de auxílio-alimentação de R$ 10 mil para juízes

Decisão foi proferida pelo corregedor nacional de Justiça

Descrição da imagem

Mundo • 18:12h • 21 de dezembro de 2024

Mortes confirmadas no acidente em rodovia de Minas chegam a 38

Ônibus e caminhão se chocaram na madrugada deste sábado (21)

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:48h • 21 de dezembro de 2024

Natal Feliz 2024 traz show de Deborah Germain em Palmital neste sábado

Com o melhor do rock e pop, a cantora Deborah Germain promete encantar o público na noite deste sábado, 21 de dezembro, no palco do evento Natal Feliz 2024

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:06h • 21 de dezembro de 2024

Aviva Maracaí 2024: Paulo César Baruk promete emocionar na grande final do Festival Gospel

Neste sábado, 14 de dezembro, a Praça da Matriz será palco de um evento repleto de celebração, fé e música, com atrações especiais e a participação do renomado cantor gospel

Descrição da imagem

Mundo • 15:40h • 21 de dezembro de 2024

Analfabetismo atinge um em cada cinco residentes de terras indígenas

Taxa caiu de 32,3% em 2010 para 20,8% no Censo 2022

Descrição da imagem

Cidades • 15:21h • 21 de dezembro de 2024

2° Torneio Municipal de Futvôlei agita Florínea neste domingo

Participe ou venha torcer no Ginásio Zuinão e acompanhe a disputa entre os melhores atletas da cidade no evento esportivo

Descrição da imagem

Cidades • 14:29h • 21 de dezembro de 2024

Coleta de lixo em Pedrinhas Paulista terá horários especiais durante as festas de fim de ano

Alterações nas datas de coleta serão feitas devido aos feriados de Natal e Ano Novo; a reciclagem segue no período da manhã sem alterações

Descrição da imagem

Mundo • 14:04h • 21 de dezembro de 2024

Censo 2022 mapeou 8,5 mil localidades indígenas em todo o país

Amazonas tem maior número dessas terras

As mais lidas

Cidades

Novo vídeo pode ajudar nas buscas por Mateus Valim, desaparecido desde quarta-feira

Após o sumiço do garoto na última quarta-feira, a cidade de Assis continua mobilizada e a polícia segue as investigações, com novo vídeo surgindo e alimentando as esperanças pela solução do caso