Policial • 11:24h • 10 de outubro de 2024
PM cria central de gerenciamento de ocorrências ambientais em São Paulo
Serviço conta com tecnologia para auxiliar no monitoramento com imagens e informações, aumentando a resposta aos atendimentos de emergências ambientais
Da Redação com informações da Semil | Foto: Governo de SP
A Polícia Militar instalou uma central de monitoramento exclusiva para o atendimento e gerenciamento de ocorrências ambientais. O serviço inédito, que passou a funcionar dentro do Centro de Operações da PM (Copom) no Bom Retiro, área central de São Paulo, atende 24 horas os chamados da capital paulista e da região metropolitana. Na terça-feira (8), o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, visitou as instalações ao lado da secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Natália Resende.
Uma das principais inovações do Copom Ambiental é a integração com uma rede de dados que permite o recebimento e a transmissão em tempo real de imagens e informações. A infraestrutura também conta com o sistema Olho de Águia da PM para a visualização ao vivo de imagens capturadas por câmeras instaladas em helicópteros e motocicletas da PM durante o atendimento de ocorrências em diferentes locais da região metropolitana. Essa modernização aumenta a eficiência e a resposta às emergências ambientais atendidas pela PM Ambiental.
“É uma forma de tornar ainda mais eficiente o trabalho da Polícia Militar Ambiental com essa central dedicada para receber as denúncias de crimes ambientais e outras emergências atendidas pela corporação”, afirmou o secretário da SSP, Guilherme Derrite. “É o nosso compromisso com a sociedade para fiscalizar e dar uma resposta mais ágil a essas ocorrências.”
Outros sistemas avançados de gravação de áudio e monitoramento das chamadas permitem controle de cada uma das ocorrências atreladas aos serviços já prestados pela corporação, como o policiamento e a fiscalização ambiental, além de operações de apoio à Defesa Civil.
A secretária Natália Resende, da Semil, participou da inauguração. “Essa estruturação demonstra o compromisso do Governo de SP em garantir a proteção do nosso meio ambiente e ampliar o combate a crimes ambientais no estado. A integração de dados e imagens em tempo real é um salto qualitativo na gestão ambiental”, destacou.
A nova estrutura conta com dez policiais militares que foram treinados de acordo com a dinâmica das ocorrências, conforme a especificidade de cada chamado nas regiões atendidas.
“Com o Copom Ambiental, a Polícia Militar Ambiental passa a contar com uma infraestrutura robusta e moderna, que potencializa nossas ações de fiscalização e preservação do meio ambiente, além de proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz às emergências ambientais”, afirmou o coronel Leandro Carlos Navarro, comandante da PM Ambiental.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social