Saúde • 08:41h • 31 de julho de 2025
Planos privados atenderão pacientes do SUS a partir de agosto
Nova medida do Ministério da Saúde permite que operadoras quitem dívidas com o SUS oferecendo consultas, exames e cirurgias à população
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: Arquivo Âncora1

A partir de agosto, pacientes da rede pública de saúde em todo o Brasil poderão ser atendidos também por planos de saúde. A medida integra o programa Agora Tem Especialistas e tem como objetivo ampliar o acesso à atenção especializada e reduzir o tempo de espera por procedimentos como consultas, exames e cirurgias. Neste primeiro momento, estima-se que R$ 750 milhões em dívidas de ressarcimento ao SUS, acumuladas por operadoras de planos de saúde, sejam convertidos em atendimentos à população.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (28) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao lado do advogado-geral da União, Jorge Messias, e da presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Carla de Figueiredo Soares. A iniciativa permitirá que as operadoras de planos de saúde paguem suas dívidas com o SUS oferecendo diretamente os serviços em áreas estratégicas como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia e otorrinolaringologia — sempre conforme as demandas identificadas pelos estados e municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, os atendimentos ocorrerão por meio de uma “prateleira” de serviços especializados disponíveis para os gestores locais. Os planos interessados devem aderir voluntariamente ao edital, comprovar capacidade técnica e apresentar uma matriz de oferta condizente com as necessidades do SUS. A adesão ao programa traz vantagens como regularização fiscal e redução de processos judiciais, além do uso mais eficiente da rede conveniada. A prestação de serviços será monitorada por critérios técnicos e de equidade, garantindo transparência e foco nas regiões mais necessitadas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital