• Novembro Azul: porque o homem não pode ignorar os sinais e o exame do câncer de próstata
  • ‘Pânico 7’ ganha primeiro trailer e data de estreia no Brasil; assista
  • Dia de Finados em Assis terá missas, transporte gratuito e programação especial; confira os detalhes
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 10:04h • 01 de novembro de 2025

Planejamento sucessório e a sucessão patrimonial: urgência e reflexão

Advogada Ana Clara Vasques Gimenez analisa a importância do preparo familiar diante das mudanças tributárias e do aumento da formalização extrajudicial no estado de SP

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com contribuições Dra. Ana Clara Vasques Gimenez | Foto: Arquivo/Âncora1

Planejamento sucessório ganha urgência com mudanças tributárias e aumento de inventários digitais
Planejamento sucessório ganha urgência com mudanças tributárias e aumento de inventários digitais

No cenário brasileiro, o preparo familiar para a sucessão patrimonial torna-se cada vez mais estratégico, seja por meio de doações em vida, testamentos ou inventários.

Segundo a advogada Ana Clara Vasques Gimenez, no estado de São Paulo este tema vem ganhando relevância diante das mudanças tributárias que se anunciam e do aumento real das formalizações extrajudiciais.

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), o volume de atos de partilha de bens lavrados extrajudicialmente no país avançou de cerca de 165 mil em 2020 para aproximadamente 247 mil em 2024, o que representa um crescimento de 49,7%.

No estado de São Paulo, os dados da extrajudicialização também são relevantes: entre 2020 e 2024, os inventários digitais em cartórios de notas cresceram 40,58%, saindo de 64,2 mil para mais de 90,2 mil procedimentos. Com isso, o estado registrou arrecadação recorde de ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), no valor de aproximadamente R$ 6,2 bilhões em 2024.

De acordo com a advogada Ana Clara, esses números representam o crescimento do uso de instrumentos extrajudiciais para realizar a sucessão e o próprio planejamento sucessório das famílias e empresas, o que evidencia tanto uma “corrida” preventiva por conta do possível aumento da tributação, quanto uma conscientização maior sobre governança patrimonial familiar.

No estado de São Paulo, a alíquota vigente do ITCMD hoje é fixa em 4%, mas o cenário avança para a possibilidade de exigência de alíquotas progressivas para o tributo. A advogada Ana Clara reafirma essa tendência com a edição da Emenda Constitucional 132/23 (Reforma Tributária) e com projetos federais como o Projeto de Lei Complementar 108/2024 (PLP 108/2024), além do Projeto de Lei Estadual 07/24, que prevê a progressividade das alíquotas de 2% a 8% do ITCMD para o Estado de São Paulo.

Embora não tenha ocorrido alteração legal, essa perspectiva faz crescer a urgência no planejamento sucessório para quem deseja aproveitar a alíquota fixa de 4%.


A advogada, que é especialista em Direito Tributário, faz a seguinte reflexão:

“Imagine uma árvore sólida, com raízes profundas, tronco robusto e copas que se estendem para o céu. Dentro desse símbolo, habita a metáfora perfeita para o patrimônio familiar e o planejamento sucessório.

As raízes representam a origem do patrimônio, história familiar, valores, bem como a governança construída com antecedência. O tronco simboliza o corpo do patrimônio — os bens, direitos e imóveis — que sustentam a família no tempo atual.

As ramificações e folhas projetam-se para o futuro: são as gerações vindouras, que dependem da solidez da raiz e do tronco.

Se as raízes são frágeis, ou se o tronco não foi cuidado (sem planejamento, sem governança), as ramificações poderão se quebrar ou não receber a nutrição adequada. Já um planejamento sucessório, como as doações em vida e testamentos, pode beneficiar todo o conjunto.

Nessa ótica, a sucessão é a passagem de bastão, o desenrolar natural da árvore — gerações que recebem, cuidam e fazem crescer. O planejamento sucessório é a ação consciente de cuidar para que as ramificações floresçam e se mantenham fortes, garantindo a sustentabilidade patrimonial das famílias. É preciso cultivar, nutrir, antecipar e ordenar.”


O planejamento sucessório pode ser compreendido como um instrumento de responsabilidade a longo prazo, prevenindo riscos financeiros e fortalecendo os laços familiares.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 13:05h • 01 de novembro de 2025

Estudo aponta que novo medicamento pode aumentar a taxa de cura do câncer de mama

Pesquisas indicam que o uso do Enhertu em fases iniciais da doença reduz risco de recidiva e mortalidade

Descrição da imagem

Política • 12:30h • 01 de novembro de 2025

Governo quer baratear e simplificar processo para tirar CNH com cursos gratuitos e menos burocracia

Novas regras estudadas pelo Ministério dos Transportes devem reduzir o custo e o tempo para obter a Carteira Nacional de Habilitação. A proposta inclui aulas online, cursos em escolas públicas e o fim da obrigatoriedade de aulas exclusivas em autoescolas

Descrição da imagem

Esporte • 12:01h • 01 de novembro de 2025

Florínea disputa 1ª Copa de Futsal Infantil em Cândido Mota neste sábado

Equipes Sub-9, Sub-11 e Sub-13 representam o município em competição regional que valoriza a base esportiva e o espírito coletivo

Descrição da imagem

Cidades • 11:49h • 01 de novembro de 2025

Enem: entenda quem corrige a redação e como a nota é calculada

Dois avaliadores independentes, cinco competências e critérios rigorosos definem a pontuação que pode garantir uma vaga na universidade

Descrição da imagem

Saúde • 11:12h • 01 de novembro de 2025

Farmacêuticos alertam sobre riscos da automedicação após morte de jovem

Jovem de 23 anos morreu em Feira de Santana (BA) após tomar medicamento para disfunção erétil antes de partida; especialistas alertam para riscos do uso indevido de medicamentos.

Descrição da imagem

Classificados • 10:25h • 01 de novembro de 2025

Governo de SP convoca aprovados no concurso da Cetesb

Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um crescimento de 17% no efetivo da Companhia

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 09:50h • 01 de novembro de 2025

Echaporã dá início às celebrações natalinas com acendimento das luzes neste sábado

Evento gratuito acontece na Praça Matriz a partir das 20h e contará com show da dupla Danilo & Guilherme

Descrição da imagem

Cidades • 09:14h • 01 de novembro de 2025

Marília: Festival do Café chega em sua primeira edição neste sábado

Tudo pronto para receber o público na Fazenda Cascata

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?