Responsabilidade Social • 12:16h • 19 de agosto de 2024
Planejamento de ações e inclusão de PcDs são foco em encontro da CUT
Evento discute ações para fortalecimento de políticas de inclusão e planejamento para 2025
Da Redação | Com informações da CUT | Foto: Igor Andrade Cotrim
O 7º Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência (PcD), promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi concluído no último domingo, 18 de agosto, com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na elaboração de políticas voltadas para garantir seus direitos. Representantes de 12 estados brasileiros se reuniram na sede da entidade em São Paulo para debater estratégias que possam melhorar a vida profissional e social dos trabalhadores e trabalhadoras PcD.
Organizado pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, o evento teve como principal objetivo discutir a inclusão efetiva de PcDs no mercado de trabalho, destacando a importância de ações concretas que possam assegurar maior representatividade e acesso a oportunidades. Entre os temas debatidos, estavam a necessidade de se fortalecer as cotas para PcDs e de se ampliar a acessibilidade nos ambientes de trabalho.
Outro ponto alto do encontro foi o planejamento de ações para os próximos anos. Os participantes trabalharam em propostas que visam organizar e fortalecer os coletivos de PcDs nos estados e sindicatos, além de delinear um plano de ação para 2025. A eleição da Coordenação do Coletivo Nacional para o período de 2024 a 2027 também fez parte da programação, destacando a importância da continuidade e do fortalecimento das políticas públicas voltadas para essa parcela da população.
As discussões do encontro reafirmaram o compromisso da CUT com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência, não apenas no ambiente de trabalho, mas em toda a sociedade. A secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Jandyra Uehara, destacou a importância da união e do protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras PcD na luta por seus direitos.
Com o encerramento do encontro, a expectativa é que as discussões realizadas se traduzam em ações práticas que possam melhorar a vida dos trabalhadores PcD, garantindo-lhes não apenas acesso ao mercado de trabalho, mas também condições dignas e inclusivas de atuação.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social